Resenha: Um Pressentimento Funesto - Agatha Christie

quinta-feira, novembro 19, 2020

Um Pressentimento Funesto. Agatha Christie. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2017, 256 págs.
Tradução: Milton Persson
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!

Um Pressentimento Funesto (By the Pricking of My Thumbs, 1968), da escritora Agatha Christie, trata-se de mais um volume que li para o #PJLendoAgathaChristie2020, um dos projetos literários mais audaciosos que já inventei na minha vida, afinal, ler dois livros da "Dama do Crime" por mês não é moleza, mas também é uma grande aventura. 

Como se trata de um livro do projeto que estou realizando no canal (e aqui também, claro) já temos bate-papo em vídeo no Youtube e ficarei muito feliz se vocês conferirem, ok?

Um Pressentimento Funesto é um livro que li pela primeira vez neste projeto e que é protagonizado pelo casal de "detetives/investigadores" mais amados de Agatha Christie: Tommy e Tuppence, que aparecem em cinco das obras da autora: O Inimigo Secreto (1922) - que já li há muitos anos atrás; Sócios no Crime (1929); M ou N? (1941);  Um Pressentimento Funesto (1968) e Portal do Destino (1973).

"_ [...] Tenho certeza de que você faria o mesmo se não pudesse usar as pernas para caminhar por aí, ou tivesse os dedos rígidos demais para tricotar. A gente procura desesperadamente se divertir com qualquer coisa e então experimenta alguma personagem célebre, para ver a sensação que dá. Entendo perfeitamente."

Aqui já quero fazer um adendo: mesmo que muita gente fale que não há uma ordem específica de leitura das obras de Agatha Christie, boa parte dos leitores e fãs da autora - inclusive eu - concordam que os livros protagonizados por Tommy e Tuppence devem ser lidos em ordem de publicação, porque, de certa forma, acompanhamos o amadurecimento e várias fases da vida dos protagonistas em uma ordem cronológica e, caso leia fora de ordem, poderá - além de pegar spoiler de outros casos dos personagens - ficar um pouco perdido e sem saber das fases anteriores pelas quais o casal passou.

Mas agora, vamos falar - de fato - sobre  Um Pressentimento Funesto, aqui Tommy e Tuppence, já mais velhos, vivem uma vida pacata e começam a se preocupar com o futuro deles e, por conta dessas reflexões, Tommy decide visitar sua tia Ada, que já é bem idosa e está morando em uma casa de repouso, afinal a qualquer momento ela pode morrer e ele gosta de visitá-la com alguma regularidade.

Tuppence, mesmo não gostando de tia Ada (a antipatia é recíproca, já que Ada despreza e ignora Tuppence), decide que irá junto ao marido fazer essa visita à casa de repouso Sunny Ridge, porém chegando lá, Ada recusa-se a receber Tuppence e aceita apenas ficar na presença de Tommy.

Para não desgostar a idosa, Tuppence acaba indo para uma sala de visitas onde se depara com uma velhinhas que parece não estar com o juízo muito certo, a sra. Lancaster e, ao ficar conversando com ela por algum tempo e escutar algumas coisas bem estranhas, Tuppence se vê diante de um pressentimento funesto com uma das falas da velha, mas logo em seguida precisa ir embora com Tommy.

Semanas depois há uma verdadeira reviravolta: tia Ada falece e Tommy e Tuppence voltam à Sunny Ridge para olharem os pertences da idosa, porém, com essa desculpa Tuppence tem em mente reencontrar a sra. Lancaster para fazer-lhe algumas perguntas, no entanto a idosa deixou a casa de repouso repentinamente e o mais interessante: deixou um quadro para tia Ada, que agora foi herdado por Tommy.

"_[...] Gostaria de falar com ela novamente, Eu só queria saber o que lhe passou pela cabeça ao dizer aquilo. Teria se lembrado de alguma coisa? Ou foi pura imaginação? Quanto mais penso, mais incrível me parece. Será que é uma história que ela mesma inventou ou...de fato houve alguma coisa em torno de uma lareira e uma criança morta? Por que razão deduziu que podia ser minha? Por acaso tenho jeito de quem perdeu uma filha?"

Depois desse episódio, enquanto Tommy tem que fazer uma viagem para uma conferência, Tuppence toma a iniciativa de tentar descobrir onde está a sra. Lancaster e quem pintou o quadro com uma casa tão familiar à ela.

Essa investigação de Tuppence vai lhe render vários dias, bisbilhotices, e perigos que são maiores do que inicialmente pensava ser. No decorrer da investigação de Tuppence, incrivelmente do outro lado Tommy também se envolve em outra investigação que parece se cruzar sutilmente com a de Tuppence.

O fato é que em Um Pressentimento Funesto vamos nos ver diante de fofocas, intrigas e uma atmosfera bem misteriosa, no entanto, mesmo sabendo se tratar de um livro de Agatha Christie e que sempre há suspeitos de crime(s), neste volume, não consegui me conectar tanto com o enredo (mesmo achando bem interessante), pois vi boa parte dos personagens como inofensivos e não consegui suspeitar efetivamente de um ou de outros.

Claro que tive minhas suspeitas, mas no final descartava, de modo que quando o final e as revelações e pistas começaram a fazer sentido vi o quanto tudo estava na cara e também o quão surpreendente foi a resolução, pois provavelmente a culpa foi minha por não ter me conectado com a história, então acabei perdendo o fio da meada que poderia me conduzir para a descoberta, de modo que achei a resolução desse caso bem difícil.

"_ Sabe esta casa possui uma atmosfera toda especial. A gente tem a sensação de que podia ter acontecido qualquer coisa nela."

Todavia, Um Pressentimento Funesto, foi o tipo de livro que me empolgou bastante durante a leitura, porque mesmo não tendo suspeitos eu queria ler para "desvendar" todo o mistério proposto por Agatha Christie, sem contar que amo os livros de Tommy e Tuppence, já que o casal tem muita química, muito embora, neste volume, tenhamos uma maior prevalência de Tuppence, já que Tommy quase não aparece.

Você ainda tem dúvida se recomendo Um Pressentimento Funesto? Recomendo, sim. Acho difícil não recomendar Agatha Christie, pois até mesmo quando me deparo com uma obra dela que gosto menos, ainda assim gosto, então, anotem aí a dica de leitura, mas volto a frisar: deem preferência para a leitura em ordem cronológica para os livros protagonizados por Tommy e Tuppence, ok? 

Boas leituras e até o próximo post!

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!