SOCIAL MEDIA

Todo Dia (Filme)

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Saudações Leitores!

O filme é de 2018. O livro eu li em 2013. Porém, somente recentemente assisti ao filme, pois tinha esquecido completamente que o livro Todo Dia seria adaptado até me deparar com ele na internet e resolver assisti-lo.

Então, como de práxis, sempre que assisto uma adaptação venho comentar minha opinião com vocês eu trouxe, neste post, o que achei da película.

Título Original: Every Day
Gênero: Romance
Duração: 95 min.
Ano: 2018
País de Origem: Estados Unidos
Minha Avaliação:

Sinopse: A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

UMA EXPERIÊNCIA COMPLETAMENTE DIFERENTE DO LIVRO

Como já mencionei na introdução do post, li o livro Todo Dia, em 2013 e amei a história, lembro que fiquei bem impactada com a leitura, achei a narrativa fluída, o enredo curioso, inédita e emocionante, e fiquei me perguntando o motivo de não ter assistindo ao filme antes, ou melhor: ter esquecido completamente que o livro seria adaptado. 

Após acompanhar o filme posso dizer, categoricamente, que ele uma experiência bastante diferente do livro, sabe? Deixem-me explicar.

Amei o filme, mas devo admitir que o começo foi extremamente confuso e várias partes aconteceram muito rápido, acredito que no livro a gente consegue se aproximar mais dos sentimentos dos personagens, das emoções e ter mais empatia com a situação, já na película, as coisas são rápidas demais e não é possível ficar na cabeça de "A" o tempo inteiro para entender seus sentimentos e emoções, caso contrário o filme ficaria monótono.

De qualquer maneira, amei assistir ao filme, lamento ter demorado tanto para assistir, mas acho que talvez isso tenha ocorrido porque não vi tanta gente falando do filme, sabe? Pois é, acho que o filme flopou e não cativou tantos espectadores assim.

FIEL AO LIVRO?

Mesmo sabendo que o filme baseado em um livro sempre se trata de uma ADAPTAÇÃO é muito comum, nós leitores, querermos ver o máximo de fidelidade, todavia, sabemos que o livro tem mais "espaço" para desenvolver melhor os personagens e possibilitar muito mais uma ambientação de vários lugares.

Então sempre vamos com altas expectativas em relação a fidelidade da adaptação e isso costuma frustrar. Neste caso, como fazia bastante tempo que tinha lido o livro e só recordava praticamente os acontecimentos principais e sua essência, digo que o filme conseguiu capturar a ideia do livro, mas muita coisa ficou sem o aprofundamento que o livro traz. O que é bem normal, principalmente nesse caso de grande volatilidade de personagens e situações.

Mas devo confessar que a forma como a personagem aceitou as coisas aqui foi bem mais rápidas e superficial do que no livro, no entanto, eu gostei dessa naturalização. Gostei do fato da protagonista aceitar que o amor é amor independente da pessoa, do gênero, da aparência, etc.

Portanto, acredito que o filme conseguiu capturar a essência do livro e isso, por si só já é algo mágico e imprescindível.

COM TANTOS ATORES INTERPRETANDO "A" É PRATICAMENTE UMA SAGA ANALISAR AS ATUAÇÕES

Agora a pergunta que não quer calar: como foram as atuações? E na lata eu já digo que AMEI, achei que a escolha do cast foi muito boa, apesar de que a mudança de A para vários atores faz com que a gente não consiga analisar direito as atuações.

Porém, honestamente, tem atores que interpretam A que ganharam meu coração de cara, outros eu não consegui me agradar tanto, mas verdadeiramente, meu problema não foi com as atuações, mas sim com a rapidez com que as coisas acontecem sem o aprofundamento e o sentimentalismo que há no livro, porque lá eu consegui me conectar muito mais com a história do que no filme.

Então, é isso que eu queria falar para vocês hoje. Agora me conta você já assistiu ao filme ou leu o livro? Fala o que achou nos comentários e vamos papear sobre o assunto!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram