SOCIAL MEDIA

O Iluminado - Stephen King (resenha)

sexta-feira, 19 de maio de 2023

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Assustador, cheio de tensão... O Iluminado conseguiu me transportar para dentro de suas páginas e eu fiquei tão angustiada como os personagens desse livro...

Saudações Leitores!

Estou aqui com a missão - por mim imposta - de falar sobre O ILUNIMADO (1977) que se trata do terceiro livro do grande Stephen King e seu primeiro grande best-seller, isto é, o livro que conseguiu tanto destaque que firmou a carreira de King no gênero.  Vale ressaltar, a título de curiosidade que tanto o cenário, quando os personagens foram influenciados pelas experiências pessoas do escritor, incluindo suas visitas ao Hotel Stanley (no Colorado), em 1974, e a sua reabilitação do alcoolismo.

Considero-me fã de Stephen King e inclusive já li vários de seus livros, como Carrie, A Estranha, O Cemitério, Sob a Redoma e outros, porém, falar de O Iluminado se tornou bastante complexo, pois queria fazer uma breve síntese da história, sem spoiler, mas também queria mencionar coisas que me envolveram e também como me senti durante a leitura sem que o texto dessa opinião ficasse confuso. Então vamos lá:

A história de O Iluminado é a seguinte: vamos nos debruçar sobre a história da família Torrance composta por Jack (pai), Wendy (mãe) e o pequeno Danny (filho). Jack, após vários problemas em conseguir e manter empregos, em decorrência de sua tendência ao alcoolismo, está indo com sua família para seu novo emprego, ele será o zelador do grande Hotel Overlook que, no recesso de inverno, a neve bloqueia as estradas e transforma o hotel em um ponto inacessível por semanas e, consequentemente, inabitável para hóspedes.

A família está feliz por esse começo e encara o trabalho de Jack como um período de férias e diversão solitária em um hotel luxuoso, porém tudo muda devido ao dom de iluminado do pequeno Danny. Esse dom faz com que a criança consiga ver, ouvir e entender coisas além do que é possível compreender de forma racional, sem apelar para o sobrenatural. Em decorrência do dom de Danny a família descobre que o hotel tem um histórico macabro e uma áurea maligna que irá afetar aos três e levá-los a fazerem coisas horríveis ou à morte.

É preciso ter nervos para ler O Iluminado, pois King tem uma forma surreal de contar histórias de terror, tendo em vista que, ele consegue te transportar para dentro da história a ponto de te deixar com calafrios e o frio na espinha. Ademais, o suspense e o mal narrado no livro é palpável você começa a perceber que os personagens que já tem facetas sombrias, num ambiente maligno irá aflorar e a impressão é de que não estamos em um hotel enorme, mas em um local claustrofóbico, porque todos os locais são observados por essa força do mal.

Quartos, Cozinha, Sala, Bar, Banheiros, todos os ambientes do hotel traz algo sinistro e foi palco de algo aterrorizante de modo que todo local do hotel é mal-assombrado.

Ao passo que a história e os acontecimentos estranhos vão acontecendo vamos percebendo que o humor dos personagens, suas feições e ações vão se deteriorando e vozes vão tentando mudar as ideologias dos mesmos. Isto é mais "palpável" no personagem Jack, que já luta contra o alcoolismo e que já era uma pessoa violenta. A história desse personagens é incrível de certo modo, mas também assustadora para levá-lo até onde chegou.

Como falei das mudanças de Jack, não posso negligenciar as mudanças que Wendy também passou, pois de uma mulher submissa e dedicada ao marido e ao filho, começa a ser tomada por um instinto protetor de querer proteger Danny a todo custo dessas forças malignas do hotel que quer alcançá-lo.

Danny, por sua vez é o ponto principal, pois a narrativa e o próprio mal tem como foco o garotinho, o hotel quer domá-lo e isso é desesperador. Vale atentar que os pais conhecem o dom de Danny, mas fazem de tudo para escondê-lo.

Posso dizer que O Iluminado nos proporciona uma tensão da primeira até a última página e saber que o hotel - e não uma pessoa - é a entidade maligna é assustador e nos faz sentir aquilo que os personagens estão sentindo.

É preciso abrir um parêntese aqui para ressaltar que há um personagem que aparece no começo do livro, antes do hotel fechar para a temporada de inverso: sr. Hallorann que é o chef do hotel e ao passar por Danny, pressente seu poder e explica um pouco sobre o dom, coisa que até então Danny desconhecia que existissem outras pessoas como ele.

Para finalizar, vou falar sobre essa edição da Biblioteca Stephen King que além de ser belíssima ainda traz bônus: partes de antes e depois do hotel, antes e depois da família Torrance no hotel. Achei esses acréscimos incríveis e conseguem dar ainda mais "veracidade" para esta história de ficção (desculpem a brincadeira entre verdade e ficção).

Super recomendo. Acredito que não preciso informá-los de que este livro já foi adaptado, porém ainda não assisti ao filme (pretendo, acho), no entanto, já vi criticas negativas, dizendo que o filme não chega aos pés do livro...só vou saber se um dia tiver coragem de assistir.... Até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Shining (1977)
Autor: Stephen King
Tradutor: Betty Ramos de Albuquerque
Gênero: Ficção. Terror. Sobrenatural.
Editora: Suma de Letras
Ano: 2017 | 522 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐❤️(5/5)

COMPRAR:  Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram