SOCIAL MEDIA

Amêndoas - Won-pyung Sohn (resenha)

sexta-feira, 30 de junho de 2023

COMPRAR: Amazon

Amêndoas é um livro fofo e extremamente reflexivo, trazendo uma pauta sobre amizade, amor, respeito e inclusividade. Uma leitura gratificante!

Saudações Leitores!

Por incrível que pareça quando li o livro Amêndoas, escrito pela romancista sul coreana Won-pyung Sohn que além de escritora é roteirista e diretora de cinema, não fazia ideia de que o livro tinha sido indicado pelo grupo de k-pop BTS

Como encontrei o volume? Eu estava procurando por livros coreanos para ler e nas minhas pesquisas apareceu esse volume como uma das opções, comprei o e-book pelo meu kindle e já mergulhei no livro. Após a leitura é que vim descobrir a indicação do BTS e de muitos outros influenciadores literários (vale ressaltar que li esse livro em Abril, apesar de estar postando a review apenas agora), dito isso, vamos ao livro.

Com capítulos breves e uma narrativa fluída, Amêndoas, funciona bem, envolve e nos deixa curiosos para saber o desfecho do enredo; porém, vale frisar que a narrativa do volume é um tanto quanto direta/objetiva demais, característica essa se livros asiáticos, digo isso porque já vi muitas pessoas falando que a escrita asiática tem essa peculiaridade.

Em Amêndoas vamos acompanhar a história de Yunjae, um jovem que atualmente tem 16 anos e que nasceu com uma condição neurológica específica chamada alexitimia; uma condição que faz a pessoa não conseguir identificar e nem expressar sentimentos), desse modo, a mãe e a avó de Yunjae o ajudam com o problema criando estratégias para identificar os sentimentos e até ajudando-o a ser mais empático, ademais ajudam-no a superar o bullying e outras adversidades que surgem em decorrência dessa condição.

No entanto, um dia quando Yunjae está com a mãe e a avó, uma terrível tragédia acontece e ele é o único que consegue sobreviver, assim, a partir desse trágico evento sua vida muda drasticamente.

Yunjae terá que aprender a se virar sozinho, mesmo nas piores adversidades, pois não tem mais ninguém em sua família - não que ele conheça - já que sempre foi criado pela mãe e a avó. É perceptível durante a narrativa que o sofrimento do jovem é grande, mesmo que ele não consiga demonstrar e nem identificar que está sofrendo. 

No decorrer de Amêndoas Yunjae acaba conhecendo e entrando em contato com outras pessoas que acabam o ajudando, mas não é só isso: Yunjae também acaba ajudando essas outras pessoas mesmo sem saber que é seu jeito diferente que o torna tão especial para essas pessoas. 

O volume também traz à toma temas como bullying que é algo - aparentemente - muito recorrente na sociedade coreana e mostra Yunjae passando por várias situações assim, onde não só observando o bullying verbal e psicológico, mas o físico. É triste observar tudo isso, sobretudo por percebermos que Yunjae não identifica essa situações.

Amêndoas traz temas bem sensíveis e reflexivos, isso é fato e também apresenta uma condição neurológica que até então eu desconhecia. Contudo, mesmo percebendo o potencial do livro e tento feito uma excelente e rápida leitura, algumas coisas me deixaram confusa como o fato de Yunjae ter perdido a mãe a a avó, não ter mais ninguém para cuidar dele e ter ficado sozinho sem o Estado ter direcionado nenhum adulto para ficar como seu responsável, ou seja, o jovem ficou "jogado" à sua própria sorte, não sei se na Coreia do Sul 16 anos é ser menor de idade, inclusive pesquisei a respeito e vi  neste site que a maioridade civil na Coreia do Sul é 20 anos, não sei de posso confiar na informação, mas fiquei me perguntando como ele iria viver, como conseguiria dinheiro para remédios, pagaria água, luz, transporte, compraria comida, escola, etc...

Tudo bem, no livro aparece um "protetor" para Yunjae, além do mais vi que o jovem preferia ficar sozinho e realizar suas conquista de maneira própria, então, relevei as questões legais e analisando a obra como um todo percebo que Amêndoas não tem o objetivo de ser tão fiel em relação a esses pontos, mas seu propósito era contar uma história fofa, reflexiva, empática e inclusiva. Conseguiu.

Quero reforçar que gostei da experiência de leitura, mas não  amei e não tenho intenção alguma de reler, mas espero que se você tiver vontade de ler dê uma oportunidade ao livro. Até o próximo post.

FICHA TÉCNICA
Título Original: 아몬드 (Almonds)
Autor: Won-pyung Sohn
Tradutor: Yonghui Qio Pan
Gênero: Ficção. Romance.
Editora: Rocco
Ano: 2019-2023| 288 págs.
País de Origem: Coreia do Sul
Classificação: +14 anos
Aviso de Conteúdo: Violência. Morte. Assassinato. Crueldade Animal. Bullying. Sangue.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Um comentário :

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram