SOCIAL MEDIA

Agora e Para Sempre (1ª e 2ª temporada) (Série)

sábado, 9 de setembro de 2023

Resolvi assistir a série Amigas para Sempre baseada no livro homônimo de Kristin Hannah e como o tinha lido Amigas para Sempre inicialmente em 2014 e não tinha conferido a continuação, resolvi fazer uma releitura do primeiro volume e ler finalmente Por Toda Eternidade (que particularmente achei bem desnecessário) para assim dar play na série.

Antes de iniciar de fato a minha "análise" quero só reforçar que esta será feita da 1ª e 2ª temporada juntas, já que elas estavam disponíveis e assisti uma em seguida da outra, portanto, achei melhor abordar as temporadas em um post único.

Amigas para Sempre (1ª e 2ª temporada)
Título Original: Firefly Lane (Season 1 e 2)
Ano: 2021 e 2022
Direção: 1ª temp: Anne Wheeler. Lee Rose. Peter O'Fallon e Vanessa Parise // 2ª temp.: Michael Alan Spiller. Monika Mitchell. Sarah Wayne Callies. Vanessa Parise e Winnifred Jong
Duração: 1ª temp: 498 min (10 episódios) / 2ª temp.: 833 min (16 episódios)
Classificação: +16 anos
Gênero: Drama. Romance.
País de Origem: Estados Unidos
Minha Avaliação: ⭐⭐⭐⭐ 
Sinopse: Tully (Katherine Heigl) e Kate (Sarah Chalke) são duas amigas que se conheceram em 1974, quando ainda eram pré-adolescentes. O relacionamento improvável entre a menina introvertida e a garota mais legal do colégio se firmou até os dias de hoje, mas vai acabar gerando uma tragédia na vida de ambas.

SÉRIE vs LIVROS

Quanto mais paro para pensar na série como um todo sei que gostei, mas quando penso na série em relação aos livros, não consigo olhar com bons olhos, é necessário que eu diga que muita coisa foi mudada na adaptação.

Assim, embora a série apresente uma adaptação corajosa e criativa do material original do livro (inclusive algumas partes até mais verossímeis), no entanto, as muitas diferenças entre a série e o livro podem polarizar os fãs, alguns dos quais podem apreciar a liberdade criativa tomada pelos produtores, enquanto outros podem sentir que as mudanças comprometem a integridade da obra original. As alterações na trama e nos personagens podem dividir opiniões, resultando em uma experiência única para cada espectador.

Acredito que falar das duas temporadas de Amigas para Sempre é dizer que a experiência será única mesmo. Por exemplo, se for pra apontar a temporada favorita, acho que a 2ª foi melhor (e que bom que não foi totalmente fiel ao livro, pois teria sido ruim), pois foi mais dramática e intensa, a primeira temporada foi muito passado e presente que apesar de não confundir, tinha momentos que ficava cansativo acompanhar, principalmente pela escolha de tirar partes que gostei do livro e acrescentar outras que achei nada a ver.

ATORES E ATUAÇÃO

O elenco de Amigas para Sempre oferece performances convincentes e envolventes, trazendo os personagens à vida com autenticidade e carisma e aqui quero ressaltar que estou falando apenas de Katherine Heigl (dando vida a Tully) e Sarah Chalke (dando vida a Kate). 

Lamentavelmente algumas atuações oscilaram entre momentos de brilho e momentos de deslize, o que pode afetar a consistência geral da série. Um dos maiores deslizes da série foi a atuação de Ben Lawson (interpretando como Johnny Ryan), gente, pense num ator nada a ver com o personagens!

Quero até fazer uma observação importante: um dos maiores problemas da série, para mim, foi em relação a falta de química e sintonia entre Sarah Chalk (atuando como Kate) e Ben Lawson (atuando como Johnny Ryan, par romântico de Sarah/ Kate). Simplesmente odiei todas as cenas desse casal, desde as primeiras interações. As cenas de romance eram ridículas. Achei péssimo.

Graças a Deus a interação, química e sintonia de Katherine Heigl e Sara Chalke (Tully e Kate, respectivamente) eram sensacionais e simplesmente as duas protagonistas carregaram a série, roubaram as cenas e  foram fabulosas, até porque foram ótimas protagonistas.

Os demais personagens tem seus pontos positivos e negativos também, mas vou deixar de comentar porque não quero que o post fique gigantesco.

ATMOSFERA, FOTOGRAFIA E EFEITOS 

A série cria uma atmosfera cativante e imersiva, utilizando uma combinação de locações encantadoras, fotografia bem executada e efeitos especiais sutis. No entanto, em certos momentos, a atmosfera pode parecer um tanto genérica ou previsível, especialmente em comparação com outras produções do mesmo gênero. Enquanto algumas cenas se destacam pela sua beleza visual e impacto emocional, outras podem falhar em transmitir a mesma intensidade, deixando o espectador com uma sensação de inconsistência.

Acho importante frisar que, mesmo a série fazendo regressões constantes ao passado, elas eram muito bem marcadas, sobretudo com a cor da fotografia e a atuação de atores diferentes para capturar a época e a idade dos personagens em cena.

VEREDITO

Amigas para Sempre oferece uma mistura intrigante de drama, comédia e romance, explorando temas relevantes como amizade, amor e identidade de forma envolvente. No entanto, algumas questões relacionadas à diversidade e representação podem ser abordadas de forma superficial ou estereotipada, limitando o potencial da série para abordar questões sociais importantes de maneira mais significativa. Apesar dessas falhas percebidas, a série consegue cativar com sua narrativa envolvente e performances carismáticas, oferecendo uma experiência de visualização satisfatória para os espectadores, sobretudo para quem já leu os livros, pois pode visualizar de forma bem distinta (por conta das muitas mudanças) aquilo que leu.

Apesar das muitas diferenças e de considerar duas coisas bem distintas (série e livro) acho que a adaptação é um ótimo entretenimento e toda a parte visual emociona demais o telespectador.

Obrigada por terem acompanhado até aqui, see u soon!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram