SOCIAL MEDIA

Vilão (Vilão, vol. 1) - V. E. Schwab (resenha)

segunda-feira, 4 de março de 2024

COMPRAR: Amazon

Vilão é uma leitura caótica, envolvente. É puro entretenimento e eletrizante, impossível sair incólume. 

Saudações Leitores!

Quem diria que eu voltaria a ler a estadunidense V. E. Schwab, pois minha primeira - e única experiência até o momento - tinha sido com o livro A Melodia Feroz e confesso que não me empolgou muito, mas como TODO MUNDO ama esta escritora e tenho outros livros da autora na estante, resolvi dar uma oportunidade para ler Vilão ao passo que também ia acompanhando a história com o audiolivro.

Não vou dizer que a leitura me prendeu do início ao fim porque não é verdade, até acompanhar o ritmo foi difícil, mas depois fiquei bem presa à história. Como o próprio nome do livro já diz vamos acompanhar a história de vilões, mas também do surgimento de heróis que tem lá suas dicotomias.

Os protagonistas de Vilão são Eli e Victor que no princípio tem interesses incomum na faculdade, até ter uma reviravolta com suas pesquisas para o TCC, devido a quererem fazer grandes descobertas. No caso, Eli quer estudar os EO - ExtraOrdinários - que são pessoas com poderes, nascidas de circunstâncias traumáticas, ou seja, heróis, como são conhecidos.

Eli e Victor tem seus estudos validados, porém com graves consequências pois Victor irá preso e Eli se torna apenas uma sombra de quem era. Dez anos depois Victor tem apenas um desejo: se vingar de Eli, ou seja começa uma verdadeira caçada para encontrar Eli e matá-lo, mesmo que ele tenha sido seu grande amigo.

Sem dúvida, V.E. Schwab, neste livro consegue mostrar suas habilidades como escritora, pois amarrou a história, porém seu recurso narrativo de saltar no tempo, regredir, narrar horas antes, horas depois, certo dia, anos depois ou anos antes me deixou um tanto quanto confusa e é essa minha principal queixa pois me exigiu ficar indo e vindo nas páginas do livro para me situar, sobretudo quando pausava a leitura ia retomar de onde tinha parado.

Contudo, se tem algo que não posso reclamar é da criatividade e da forma realista na construção dos personagens na promoção de uma fantasia consistente e equilibrada - que tem uma determinada lógica. Inclusive li ou assisti em alguma análise do livro que há toda uma elaboração por parte da V.E. Schwab sobre ela ter construído heróis e vilões que nascem do trauma, pois isso é empregado na história mesmo, sobretudo trazendo sua construção a partir desse marco traumático.

Vilão também é um livro que traz dois personagens que no princípio tinham ideais comuns, mas que devido a uma reviravolta nas pesquisas agora buscam coisas distintas fazendo-os serem obcecados por este novo objetivo, como já mencionei, Victor, busca por vingança a qualquer preço, já Eli, acredita ser uma força superior (devido a seu poder) para salvar o mundo dos vilões EOs que ele mesmo coloca na cabeça que são pessoas más.

Desse modo, a trama é redondinha, as motivações consistentes e suas ações justificadas, além disso há mais uma coisa que me chama atenção: os poderes adquiridos pelos protagonistas e por outros EOs (ExtraOrdinários), pois é uma mistura de algo totalmente novo, mas ao mesmo tempo estilo X-man. O surgimento de outros personagens (EOs ou não) acrescentam muito à trama e consegue nos deixar ainda mais presos com as reviravoltas que proporcionam.

A narrativa de V.E. Schwab está caótica e envolvente! O livro é puro entretenimento e eletrizante, impossível sair incólume e inclusive o final é tão "OMG" que anseio pela continuação - que deverei ler em breve, o entanto, quero dizer que apesar de ter amado muito o livro depois da metade do volume, não é uma leitura que foi fácil, em muitos momentos é confusa, porque vai e volta no tempo e acompanha vários personagens.

Espero que tenham gostado da análise, obrigada por lerem até aqui e até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Vicious
Autor: V. E. Schwab
Tradutor: Flavia de Lavor
Gênero: Ficção. Fantasia.
Editora: Record
Ano: 2013/2019 | 364 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +16
Aviso de Conteúdo: Abandono. Consumo de álcool. Morte animal. Sangue. Morte. Uso de drogas. Violência (vários tipos). Experimentação médica. Assassinato. Overdose. Ataques de pânico. Automutilação. Suicídio.
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram