O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é um livro interessante, com uma narrativa que prende e com temáticas relevantes que podem agradar muito a leitores que gostam de livros que se passam no colegial e tem sociedades secretas.
Saudações Leitores!
Estou aqui para dar meu veredito sobre um livro que há tempos tenho na estante e queria muito ler; finalmente me debrucei sobre essas páginas escritas pela norte-americana E. Lockhart: O HISTÓRICO INFAME DE FRANKIE LANDAU-BANKS (2008), que foi o primeiro livro da autora publicado no BR, após este já temos: Mentirosos (2014), Fraude Legítima (2017) e Família de Mentirosos (2022).
Em O HISTÓRICO INFAME DE FRANKIE LANDAU-BANKS iremos acompanhar a protagonista Frankie Landau-Banks, uma adolescente de 15 anos que é a princesinha da família, bonita, inteligente e está iniciando o segundo ano letivo no Colégio Alabaster, que é a mesma escola que seu pai estudou na juventude e, trata-se de um colégio renomado, onde filhos de pessoas ricas e importantes vão estudar. Contudo, no primeiro ano de Frankie na escola, ela fica a margem de sua irmã mais velha, se apaixonou por um garoto com quem se envolveu e a traiu.
Contudo, no último verão muita coisa mudou e Frankie está agora na escola sem a irmã (que terminou os estudos), ganhou "quilos nos lugares certos" e começou a despertar o interesse de rapazes por sua beleza, inclusive do garoto mais popular, Matthew Livingston. Agora Frankie passa a fazer parte da "panelinha" dos alunos populares e é convidada para festas, brincadeiras e cafés da manhã, no entanto, mesmo nesse grupo Frankie se sente inferior e percebe que todos a veem apenas como um rostinho bonito, além do mais escondem coisas dela.
Frankie se sente absolutamente frustrada em relação a esse tratamento, tendo em vista que ela tem um cérebro inteligentíssimo e, ao perceber que Matthew pertence a Leal Ordem dos Bassés, uma sociedade secreta - da qual seu pai fez parte - e que prega peça na escola há vários anos, além de proibir a participação de garotas, ela decide que irá pregar peças nos integrantes da sociedade, pois a mesma está deixando a desejar ao longo dos anos e Frankie vê ali uma oportunidade e desafio para provar seu valor e intelecto, mostrando que é mais do que apenas a namorada do garoto mais popular da escola.
O HISTÓRICO INFAME DE FRANKIE LANDAU-BANKS no geral foi uma leitura bastante surpreendente, embora, no fundo, eu pense que eu teria gostado mais desse livro se eu tivesse lido na época de seu lançamento (sem a bagagem e a idade que tenho hoje), pois eu teria aproveitado muito mais e não teria achado Frankie, por vezes, cheia de mimimi, o que deixou a a narrativa um pouco chata (detesto personagens mimizentas, fico realmente incomodada, embora reconheça que isso faz parte da maioria dos perfis adolescentes e é algo coerente para a idade da personagem).
Não obstante, não posso negar que Frankie foi sagaz quando colocou seu plano em prática, quando conseguia analisar de forma racional como suas ações iriam incidir nas outras pessoas, como ela foi capaz de manipular a todos e tornar o próprio namorado seu refém, tudo isso de forma velada, sem ninguém saber sua identidade.
Outro ponto que me chamou bastante atenção em O HISTÓRICO INFAME DE FRANKIE LANDAU-BANKS foi o fato do volume ser narrado em 3ª pessoa o que vai na contramão dos livros destinados ao público juvenil onde a maioria é narrada em 1ª pessoa.
O que falar mais sobre O HISTÓRICO INFAME DE FRANKIE LANDAU-BANKS? Acredito que é uma leitura sobretudo para leitores que curtem livros que se passam no colegial, que tem sociedades secretas e personagens ardilosos. É um livro que eu gostaria muito de ter lido há anos atrás, pois certamente teria gostado bem mais do que gostei.
Espero que tenham gostado do post, até o próximo!
FICHA TÉCNICA |
Título Original: The Disreputable History of Frankie Landau-Banks Autor: E. Lockhart Tradutor: André Czarnobai Gênero: Romance. Infantojuvenil. Suspense. Editora: Seguinte Ano: 2008 | 344 págs. País de Origem: EUA Classificação: +14 Aviso de Conteúdo: Exclusão feminina. Machismo. Minha avaliação:⭐⭐⭐(3/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!