SOCIAL MEDIA

Guia para Leitura do universo de robôs de Isaac Asimov

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

COMPRAR: Amazon

Saudações, Leitores!

Ano passado ganhei o box da Série dos Robôs e, desde então fiquei pensando em como iniciar a leitura, pois já vi que Isaac Asimov tem muitos livros publicados e que algumas de suas séries são interconectadas, "existindo" no mesmo universo, então como estou pensando em mergulhar no universo dos robôs de Isaac Asimov pesquisei e resolvi por essa ordem que é bastante sugerida e estou fazendo este post para registrar e ajudar outras pessoas que sentem dúvida de "por onde começar", assim como eu senti, principalmente por ser meus primeiros contatos com o autor.

Asimov foi uma máquina de escrever e, pelo que pesquisei, como tem muitos livros no mesmo universo de robôs, este Guia para Leitura de Isaac Asimov se propõe apenas indicar uma possível estratégia de leitura para o universo intergaláctico e de robôs, pois não creio que eu conseguiria esboçar um guia para a leitura de todos os livros do autor, porque não li sua obra e minha pesquisa se delimitou com o propósito de ler as séries desse universo, ok?

Antes de apresentar o guia, de fato, vamos falar sobre o autor: Isaac Asimov dispensa apresentações, mas quero falar um pouco sobre ele, afinal pretendo iniciar uma jornada lendo algumas de suas obras. O autor não foi apenas um prolífico escritor russo-americano, mas também foi professor de bioquímica. É considerado mestre de Ficção Científica, um dos "Três Grandes", junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. Sua obra é abrangente, escrevendo não só ficção, mas ensaios científicos. Destacou-se com as Sagas da Fundação, dos Robôs e do Império Galáctico e, claro, a criação das Três Leis da Robótica., unificando todos esse universo explorando temas complexos como psicohistória, inteligência artificial e o futuro da humanidade. 

Contudo, a vida pessoal de Asimov não passou imune a escrutínio; após sua morte, vieram à tona alegações e relatos em biografias sobre seu comportamento inapropriado em público e em eventos de ficção científica, onde ele era conhecido por apalpar e fazer comentários indesejados para mulheres, um tema que gera debate sobre como separar a genialidade de sua obra de suas condutas controversas. Eu nunca escondi, aqui no site, que sou do time que consegue separar autor da obra. 

Dito isso, vamos organizar essa bagunça cronológica/temática em que a mente do Asimov transformou em ficção científica e, para início de conversa, a ordem cronológica de publicação difere um pouco da ordem cronológica de leitura, por isso esse post é interessante, ok? Vou até colocar os anos de publicação para vocês terem uma ideia da complexidade. Acompanhem comigo porque eu já comecei um pouco errado, mas já vou corrigir minha rota, no entanto quero deixar claro que também não há necessidade de seguir esse Guia rigorosamente, na verdade, quero reforçar (novamente) que esta é apenas uma sugestão.

Inicialmente Asimov concebeu suas séries de Robôs, Imperio Galáctico e Fundação como independentes, isto é, sem intenção de que estivessem interligadas, porém, em meados de 1980, ele tomou a decisão de unificar oficialmente todas essas obras em um único e abrangente universo narrativo. Para concretizar essa integração o autor realizou pequenas modificações nas obras já publicadas e, a partir desse momento, a maior parte de sua ficção científica passou a compor o passado, presente e futuro de uma única história monumental.

Essa unificação frequentemente gera muita dúvida entre novos leitores (olha eu aqui que fui pesquisar para "ler direito") sobre Qual a melhor ordem para iniciar a leitura? Será melhor seguir a ordem em que os livros foram lançados originalmente, ou seria mais adequado acompanhar a ordem cronológica dos eventos da história?

O que eu descobri nos achados pela web é que os leitores mais experientes de Asimov não recomendam nenhuma dessas opções como ideal. Mila, o que isso quer dizer? Pelo que entendi desse "forró" todo é que recomendam uma ordem de leitura híbrida, ou seja,, que combina elementos de ambas. 

Assim sendo esse percurso que encontrei foi pensado para evitar a revelação prematura (spoilers), oferecer um começo mais acessível e permitir que o leitor vivencie a evolução da trama.

Pelo que andei pesquisando é recomendando iniciar a leitura pelo livro de contos: Eu, Robô (1950) que é uma coletânea de contos que se interligam e servem para se familiarizar com as leis da robótica e o universo de robôs; logo em seguida pode ser lido o conto O Homem Bicentenário (1976) que acabei lendo primeiro e que foi meu primeiro contato com o autor.

Agora quero fazer uma observação: já vi posts recomendando a leitura do livro O Fim da Eternidade (1955) antes da Saga dos Robôs ou pelo menos antes da Trilogia Império Galáctico, apesar de Asimov não o ter colocado como um livro para ler dentro do universo dos robôs deles, aparentemente esse livro tem algumas questões fundamentais que pelo que pesquisei parecem ser citadas em Limites da Fundação. O que eu decidi? Vou optar por ler a Saga dos Robôs primeiro, porque estou ansiosa e depois leio esse livro 

No final dessa postagem vou colocar a lista de todos os títulos na ordem que estou sugerindo desse post, certo? Acredito que ficará mais didático e compreensível.

Agora é a vez de ler a Saga dos Robôs composta por 4 livros: As Cavernas de Aço (1954), O Sol Desvelado (1957), Os Robôs da Alvorada (1983) e Robôs e Império (1985). Porém entre O Sol Desvelado e Os Robôs da Alvorada é interessante ler o conto Imagem no Espelho (1972) presente na coletânea de contos Visões de Robô (1990).

Depois da Saga dos Robôs chega a hora de ler aquele livro que mencionei lá em cima (O Fim da Eternidade, se você tiver feito a mesma escolha de leitura que eu) e depois partiu para a Trilogia Império Galáctico composta  por 3 livros: Poeira de Estrelas (1951), As Correntes do Espaço (1952) e Pedra no Céu (1950). É importante ressaltar que estes livros não estão conectados em si, portanto, podem ser lidos em qualquer ordem ou intercalados com os livros da Saga dos Robôs, mas vou ler um seguido do outro.

E para fechar com chave de ouro, pelo que compreendi chegou o momento de ler a Série Fundação que inicialmente foi pensando em ser uma trilogia composta por Fundação (1951), Fundação e Império (1952), Segunda Fundação (1953). No entanto, Asimov adicionou 2 livros: Limites da Fundação (1982) e Fundação e a Terra (1986). Livros que finalizam "oficialmente" a série, mas ainda há dois livros que chamamos de prequels que antecedem a série Fundação, no entanto, aqui vem o grande detalhe, Asimov pressupõe que você já leu  Fundação, pois expõe eventos e fatos descritos ali, por isso só é interessante ler esses prequels depois de ler a série para não estragar as surpresas, eles são: Prelúdio à Fundação (1988) e Origens da Fundação (1993).

Quer ver como ficou a leitura numa sequência que eu escolhi direitinho? Espia abaixo:

1. Eu, Robô (1950) (Livro de Contos)

2. O Homem Bicentenário (1976) (Conto)

3. As Cavernas de Aço (1954) (Saga dos Robôs ou Série de Elijah Baley)

4. O Sol Desvelado (1957) (Saga dos Robôs ou Série de Elijah Baley)

5. Imagem no Espelho (1972) (Conto presente no livro Visões de Robô)

6. Os Robôs da Alvorada (1983) (Saga dos Robôs ou Série de Elijah Baley)

7. Robôs e Império (1985) (Saga dos Robôs ou Série de Elijah Baley)

8. O Fim da Eternidade (1955) (Livro Único)

9. Poeira de Estrelas (1951) (Trilogia Império Galáctico)

10. As Correntes do Espaço (1952) (Trilogia Império Galáctico)

11. Pedra no Céu (1950) (Trilogia Império Galáctico)

12. Fundação (1951) (Série Fundação)

13. Fundação e Império (1952) (Série Fundação)

14. Segunda Fundação (1953) (Série Fundação)

15. Limites da Fundação (1982) (Série Fundação)

16. Fundação e a Terra (1986) (Série Fundação)

17. Prelúdio à Fundação (1988) (Série Fundação - prequel)

18. Origens da Fundação (1993) (Série Fundação - prequel)

Ufa, fiquei cansada só em listar essa jornada de leitura de Isaac Asimov, será que em um ano dou conta de finalizar? Não tenho certeza, mas a ideia é iniciar o percurso...

Espero que tenham gostado dessa postagem e ela sirva como um guia para quem quer ler e conhecer esse universo robótico e galáctico... 

Até a próxima postagem!

A ideia é ir atualizando esse post com os links das resenhas dos livros que eu for lendo, mas não deixem de procurar no campo de busca do site, pois às vezes esqueço de atualizar postagens esse tipo.

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram