Filme: A Invenção de Hugo Cabret

Saudações Leitores!
Gosto de filmes e gostaria de ter mais tempo para assisti-los, mas não tenho. Por conta disso, demorei muito assistir A Invenção de Hugo Cabret, mesmo  com a intenção de assistir pouco depois de ler o livro (o que já faz um tempo).

Título: Hugo (Original)
Gênero: Aventura, Família, Fantasia, Mistério
Direção: Martin Scorsese 
Roteiro: Brian Selznick, John Logan
Produtores: Graham King, Johnny Depp, Martin Scorsese, Tim Headington
Duração: 126 minutos
Ano: 2011 


Sinopse: Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um autômato, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o autômato, nem resolver o mistério. (Fonte: Filmow)


Minha Opinião

A leitura de A Invenção de Hugo Cabret [resenha AQUI] já é, em si, um 'quase filme' porque ela é muito ilustrada e sem sombra de dúvida isso já nos faz associar imagem a personagem, ações, ambiente. Acredito que livros ilustrados são fabulosos (eu os amo), mas tenho que reconhecer que isso é um pouco negativo quando se passado para o cinema, porque o filme deve corresponder as ilustrações e, muitas vezes isso não acontece.

Não é o caso do filme A Invenção de Hugo Cabret, pois ele corresponde completamente com as ilustrações e, por conseguinte, com as expectativas do leitor. Até mesmo os personagens são extremamente parecidos com os desenhos do livro e isso me deixou completamente fascinada. Não poderiam ter escolhido atores melhores.

Fico me questionando sobre o que falar sobre o filme e o livro, porque eles são extremamente parecidos. O mais importante é que um ajuda e muito o outro, porque é incrível ver o que você leu num filme e, ainda mais incrível quando o filme mostra de forma fidedigna imagens que você conseguiu criar em sua cabeça.
A fotografia, o cenário, os atores, a história está tudo fantástico. E, me atrevo a dizer que quem leu o livro deve, sim, assistir ao filme obrigatoriamente, ou vice-versa.

Esse filme é interessante também, pelo fato de mostrar o quanto o cinema evoluiu: os efeitos especiais contrastando com as imagens da criação dos filmes. É simplesmente lindo e apenas alguém com delicadeza, sensibilidade e que ama o cinema e sua história vão saber apreciar completamente o filme, pois quem não gosta disso vai achar bizarro as imagens modernas com as antigas, digo isso porque uma amiga que assistiu ao filme disse que não gostou por conta disso. Achei trágico e agradeci por ter tido a sensibilidade de ver o filme com outros olhos e assim poder apreciá-lo.
Um filme e livro como A Invenção de Hugo Cabret de uma forma tão singela, simples e delicada foi capaz de contar a história do cinema, dos primeiros cineastas famosos, sua história, enfim... para quem gosta do gênero é fabuloso! Mais que indicado.

4 comentários:

  1. A historia parece ser linda e quero muito ler e depois assistir ao filme..
    So falta tempo xD

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camylla,
      A história é muito fofa e é uma grande homenagem ao cinema, e é bom lembrar que todas as grandes produções cinematográficas que temos hoje se originaram de uma forma tão despretensiosa. É lindo! E o livro é uma riqueza a parte. Vale a pena!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Achei o filme incrível, amei ele. Mas nem sonhava que fosse um livro! Vou dar uma pesquisada sobre.

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca!
      Tem livro, sim, o livro é um pouco caro. Daqueles livros que nunca baixam o preço em promoções, mas vale a pena para quem gosta de livros ilustrados. Leitura leve e rápida. Linda diagramação. Sou apaixonada por ele.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!