Saudações Leitores!
O ano de 2016 está acabando e normalmente faço uma retrospectiva falando das minhas 12 melhores leituras que correspondem aos 12 meses que passaram (post sugerido AQUI), mas neste ano quero fazer diferente: analisei todas as minhas leituras durante o ano e pesei os prós e os contras (foi muito, muito, muito difícil), mas consegui escolher minhas 5 melhores leituras de 2016 (eu poderia citar mais de 5, só que 5 é um numero tão bom, que deixei só 5 mesmo!) aí, quero compartilhar com vocês as belezuras literárias que tive a sorte e o prazer de ler e amar:
-1-
Jamais poderia deixar de fora o livro Filha da Floresta, de Juliet Marillier, que provavelmente foi o melhor livro que li no ano inteirinho. Esse livro me "pegou de jeito" desde o primeiro capítulo e manteve o ritmo eletrizante e envolvente do começo ao fim, logo aqui tem elementos fantásticos, relações familiares, perseverança e uma personagem feminina que não se faz de vítima, mas luta por tudo o que deseja e acredita. Gente. VOCÊS. PRECISAM. LER. ESSE. LIVRO.
-2-
Outro livro que me tirou o sono porque eu não conseguia parar de ler foi A Garota Perfeita, de Mary Kubica, sabe aqueles livros psicológicos, com mistério e investigações policiais? Eu surtei com o final, além disso fiquei com a história na minha cabeça porque a escritora foi tão genial que eu dormia e acordava pensando no enredo e nos personagens. Tenho certeza que aquele final pegou todos os leitores desprevenidos... Não tem como adivinhar aquilo, não tem! LEIAM ESSE LIVRO E CONVERSEM COMIGO SOBRE ELE, PLS!
-3-
Esse ano li dois livros no John Boyne, mas O Menino no Alto da Montanha foi aquele que me deixou destruída, pois eu vi uma criança tão inocente crescer numa época absolutamente violenta (Segunda Guerra Mundial) e ir perdendo sua ingenuidade na medida que convivia com pessoas cuja ideologia proporcionaram o maior massacre de nossa história. Eu chorei, Eu fiquei arrepiada e devo ter falado pelo menos uns 100 palavrões durante essa leitura.
-4-
Percebi que li mais de 20 Graphic Novels este ano, então eu escolhi duas para entrarem na minha lista das 5 melhores leituras, então preciso citar Retalhos, de Craig Thompson porque foi emocionante ler, é uma história bastante densa, fala de relações (amorosas, familiares e autoconhecimento), o diferencial foi a maneira doce e envolvente que o quadrinista conseguiu contar e expor em sua Graphic Novel. É delicadeza demais, acredito que todo fã de quadrinhos deveria ler.
-5-
A outra Graphic Novel que escolhi foi O Muro, de Fraipont & Bailly, chorei com essa história, nunca pensei em chorar lendo um quadrinho, mas derramei lágrimas aqui, porque aqui temos uma personagem criança que está entrando na adolescência (tem 13 anos) e está, praticamente, entregue a própria sorte: a mãe fugiu com o amante e o pai só sabe trabalhar, então a pobrezinha fica ao léu, então ela vai para o muro pensar na vida de "cão" que leva, durante a história acompanhando os passos incertos dela, os erros e os medos: relacionamentos, primeiras vezes (menstruação, beijo, virgindade), bebedeira. Como, me digam, como não se envolver, e não chorar, e não amar um livro assim? PARA TUDO E VÁ LER TAMBÉM!
Como eu escrevi a cima, tem vários outros livros que me conquistaram este ano, mas estes cinco foram, sim, os melhores e eu amei poder compartilhar isso com vocês e espero ter incentivado a leitura dessas belezuras. Lembrando que ainda vou voltar com outra postagem falando dos 5 piores livros, aguardem!
Oi Mila, de todos os livros que você citou acima, os únicos que eu não conhecia, mas já quero ler também, são Retalhos e O Muro. Os outros estão na minha lista.
ResponderExcluirBeijos
Quanto Mais Livros Melhor
Êba,
ExcluirSão Graphic Novels belíssimas... você vai amar!
xoxo
Mila F.
Mila, sou louca pelos livros do Boyne e claro que pretendo ler o menino do alto da montanha em 2017
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Thaila,
Excluirentão somos duas, John Boyne é um dos meus escritores favoritos e este livro em especial é fantástico.
xoxo
Mila F.
Falam tão bem de Retalhos que eu já estou curiosa para ler :))
ResponderExcluirE quero ler também A Garota Perfeita, parece ser super interessante.
Beijo!
Sorriso Espontâneo
Oiiii,
ExcluirRetalhos é maravilhoso, queria ter lido a mais tempo!
A Garota Perfeita, foi ótimo do começo ao fim, mas o destaque especial vai para o desfecho fodástico do livro... UAU... incrível!
xoxo
Mila F