Os 5 Melhores Livros que li em 2016

Saudações Leitores!
O ano de 2016 está acabando e normalmente faço uma retrospectiva falando das minhas 12 melhores leituras que correspondem aos 12 meses que passaram (post sugerido AQUI), mas neste ano quero fazer diferente: analisei todas as minhas leituras durante o ano e pesei os prós e os contras (foi muito, muito, muito difícil), mas consegui escolher minhas 5 melhores leituras de 2016 (eu poderia citar mais de 5, só que 5 é um numero tão bom, que deixei só 5 mesmo!) aí, quero compartilhar com vocês as belezuras literárias que tive a sorte e o prazer de ler e amar:

-1-
Jamais poderia deixar de fora o livro Filha da Floresta, de Juliet Marillier, que provavelmente foi o melhor livro que li no ano inteirinho. Esse livro me "pegou de jeito" desde o primeiro capítulo e manteve o ritmo eletrizante e envolvente do começo ao fim, logo aqui tem elementos fantásticos, relações familiares, perseverança e uma personagem feminina que não se faz de vítima, mas luta por tudo o que deseja e acredita. Gente. VOCÊS. PRECISAM. LER. ESSE. LIVRO.

-2-
Outro livro que me tirou o sono porque eu não conseguia parar de ler foi  A Garota Perfeita, de Mary Kubica, sabe aqueles livros psicológicos, com mistério e investigações policiais? Eu surtei com o final, além disso fiquei com a história na minha cabeça porque a escritora foi tão genial que eu dormia e acordava pensando no enredo e nos personagens. Tenho certeza que aquele final pegou todos os leitores desprevenidos... Não tem como adivinhar aquilo, não tem! LEIAM ESSE LIVRO E CONVERSEM COMIGO SOBRE ELE, PLS!

-3-
Esse ano li dois livros no John Boyne, mas O Menino no Alto da Montanha foi aquele que me deixou destruída, pois eu vi uma criança tão inocente crescer numa época absolutamente violenta (Segunda Guerra Mundial) e ir perdendo sua ingenuidade na medida que convivia com pessoas cuja ideologia proporcionaram o maior massacre de nossa história. Eu chorei, Eu fiquei arrepiada e devo ter falado pelo menos uns 100 palavrões durante essa leitura. 

-4-
Percebi que li mais de 20 Graphic Novels este ano, então eu escolhi duas para entrarem na minha lista das 5 melhores leituras, então preciso citar Retalhos, de Craig Thompson porque foi emocionante ler, é uma história bastante densa, fala de relações (amorosas, familiares e autoconhecimento), o diferencial foi a maneira doce e envolvente que o quadrinista conseguiu contar e expor em sua Graphic Novel. É delicadeza demais, acredito que todo fã de quadrinhos deveria ler.

-5-
A outra Graphic Novel que escolhi foi  O Muro, de  Fraipont & Bailly, chorei com essa história, nunca pensei em chorar lendo um quadrinho, mas derramei lágrimas aqui, porque aqui temos uma personagem criança que está entrando na adolescência (tem 13 anos) e está, praticamente, entregue a própria sorte: a mãe fugiu com o amante e o pai só sabe trabalhar, então a pobrezinha fica ao léu, então ela vai para o muro pensar na vida de "cão" que leva, durante a história acompanhando os passos incertos dela, os erros e os medos: relacionamentos, primeiras vezes (menstruação, beijo, virgindade), bebedeira. Como, me digam, como não se envolver, e não chorar, e não amar um livro assim? PARA TUDO E VÁ LER TAMBÉM!


Como eu escrevi a cima, tem vários outros livros que me conquistaram este ano, mas estes cinco foram, sim, os melhores e eu amei poder compartilhar isso com vocês e espero ter incentivado a leitura dessas belezuras. Lembrando que ainda vou voltar com outra postagem falando dos 5 piores livros, aguardem!

6 comentários:

  1. Oi Mila, de todos os livros que você citou acima, os únicos que eu não conhecia, mas já quero ler também, são Retalhos e O Muro. Os outros estão na minha lista.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êba,

      São Graphic Novels belíssimas... você vai amar!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Mila, sou louca pelos livros do Boyne e claro que pretendo ler o menino do alto da montanha em 2017
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila,

      então somos duas, John Boyne é um dos meus escritores favoritos e este livro em especial é fantástico.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Falam tão bem de Retalhos que eu já estou curiosa para ler :))
    E quero ler também A Garota Perfeita, parece ser super interessante.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii,

      Retalhos é maravilhoso, queria ter lido a mais tempo!
      A Garota Perfeita, foi ótimo do começo ao fim, mas o destaque especial vai para o desfecho fodástico do livro... UAU... incrível!

      xoxo
      Mila F

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!