A Metade Sombria, Stephen King, Rio de Janeiro: Suma, 2019, 464 pág.
Tradução: Regiane Winarski
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
Saudações Leitores!
A Metade Sombria (original: The Dark Half, 1989) de Stephen King (Sob A Redoma, Mr. Mercedes, Achados e Perdidos, Último Turno, Celular) foi uma leitura de tirar o fôlego e arrepiar os pelos.
Misturando realidade, ficção e traços autobiográficos, King, surpreende seus leitores com uma estória macabra, de tirar o fôlego e revirar o estomago.
"Palavras no papel criaram ele, e palavras no papel são a única coisa que vão nos livrar dele."Em A Metade Sombria vamos nos deparar com o seguinte: Thad Beaumont, é um escritor até certo ponto desconhecido, no entanto, o pseudônimo que ele criou - chamado George Stark - é muito famoso e arrebanhou uma quantidade surpreendente de fãs e leitores.
"... afinal, ele era escritor de ficção... e um escritor de ficção no fundo não passava de um sujeito pago para contar mentiras. Quanto maiores as mentiras, melhor o pagamento."Entretanto, quando um de seus fãs descobre que o escritor por trás de Stark é Thad, Thad se vê desmascarado e, junto com sua esposa e editores, decide decretar a morte de Stark, pois não pretende mais escrever usando este pseudônimo.
"Mas aquilo era um sonho, um sonho ruim, e para ele a essência dos sonhos ruins era a falta de controle. Era como estar em uma montanha-russa que podia a qualquer momento pegar uma descida íngreme e jogar você em um muro de tijolos, onde morreria espalhando tanta sujeira quanto um inseto esmagado por um mata-moscas."Porém, George Stark se recusa a "morrer" e isso fica evidente quando as pessoas que estavam por trás da morte ficcional de Stark aparecem assassinados das mais brutais formas. Todos os indícios e pistas levam os policiais a crer que o assassino é Thad Beaumont e este, está certo de que é Stark.
A narrativa de A Metade Sombria se torna frenética e o leitor não consegue largar o volume, pois precisa saber quem é Stark e seus motivos para fazer o que está fazendo. Além do mais a leitura tem uma carga dramática de mistério e apreensão pois a cada virar de página algo horrível e assustador pode estar prestes a acontecer.
"OS PARDAIS ESTÃO VOANDO NOVAMENTE."King soube colocar a medida certa de suspense e terror em A Metade Sombria, tornando a leitura instigante do começo ao fim. Ademais a junção de ficção com fatos verídicos tornou o livro ainda mais coerente, o que já é de se esperar em uma obra do autor pois elementos fantásticos e sobrenaturais em seus livros são comuns e se tornaram sua marca registrada.
Acerca da edição da Editora Suma, não encontro palavras para expressar o quanto está maravilhosa, a tradução está sensacional e, para dar uma qualidade a mais ao conteúdo, temos a parte de extras em que o autor nos conta como surgiu a ideia de escrever o livro elencando que foi baseado em uma experiência que viveu.
Essa informação fez meu queixo cair e eu só consegui admirar ainda mais Stephen King, pois criar um livro baseado em algo "corriqueiro" na vida de um escritor é... simplesmente... estarrecedor... sensacional!
"Mas escritores CONVIDAM fantasmas, talvez; junto com atores e artistas, eles são os únicos médiuns totalmente aceitos da nossa sociedade. Eles criam mundos que nunca existiram, populados por pessoas que nunca existiram e depois nos convidam para nós juntarmos a eles nas fantasias. E nós vamos, não vamos? Sim. Nós PAGAMOS para isso."
li bastante coisa do stephen king na minha adolescencia e sempre gostei bastante da escrita do autor, gostei mt de conhecer mais esse livro
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido