Resenha: Os Segredos de Colin Bridgerton (Os Bridgertons - vol. 4) - Julia Quinn

sexta-feira, setembro 04, 2020

Os Segredos de Colin Bridgerton (Os Bridgertons - vol. 4),  Julia Quinn. São Paulo: Editora Arqueiro, 2014, 336 págs.
Tradução: Cláudia Guimarães
COMPRAR: AmazonOutras Lojas

Saudações Leitores!
Os Segredos de Colin Bridgerton (Romancing Mister Bridgerton, 2002), de Julia Quinn, trata-se do 4º volume da série Os Bridgertons e, este volume, é considerado por muitos leitores como o melhor de toda a série. Não sei se o considerarei O MELHOR quando finalizar a série, mas posso afirmar, categoricamente, que ele é um dos mais fundamentais e definitivos volumes porque traz vários esclarecimentos.

Aliás, de você ainda não conferiu resenha dos volumes anteriores confira: O Duque e Eu, O Visconde que Me Amava, Um Perfeito Cavalheiro.

Como o próprio título já pressupõe, neste volume, vamos acompanhar Colin Bridgerton (o terceiro filho da privilegiada prole Bridgerton) e alguns de seus segredos, como os motivos de viver viajando pelo mundo, de não saber o que é o amor, seus medos e anseios em relação ao futuro e, claro, Colin se apaixonando e descobrindo o amor, para completar, percebendo que o amor estava o tempo todo debaixo de seu nariz!

Aqui já quero fazer alguns adendos a respeito de todas as inseguranças de Colin, a forma como a sociedade - talvez influenciada pelo folhetim de Lady Whistledown - o via como o mais extrovertido e encantador do clã, mas que mesmo tendo nascido em uma família grande, amorosa e privilegiada com beleza, dinheiro e popularidade, ainda assim ele tem seus dramas, dilemas e inseguranças pessoais, principalmente por se comparar com os demais irmãos e por conhecer o grande amor da família e até ansiar algo assim, mas nunca ter encontrado.

É fácil achar que não nos importamos com a opinião dos outros quando elas nos são sempre favoráveis. Será que ele ignoraria com tanta facilidade o que os membros da sociedade achavam se eles o tratassem da maneira como tratavam Penelope?


O que quero ressaltar aqui é que Julia Quinn construiu Colin absolutamente perfeito desde o começo da série, mostrando que independente de seus privilégios e classe social, ele ainda sente insegurança, tem medo e tudo isso é legítimo e não precisa ser comparado com as dores, problemas e ânsias de ninguém, porque nenhum sentimento é inferior ou maior que o outro.

Em contrapartida, Julia Quinn, faz nosso mocinho perceber-se apaixonado por Penelope Featherington, uma "solteirona" ousada, independente ao passo que é tímida e passou a vida inteira sendo invisível na sociedade, o que é o completo oposto a Colin, então os dois, para se entenderem, precisarão compreender que mesmo se conhecendo há anos eles tem vivências totalmente diferentes e precisam respeitar isso, ademais, precisam aceitar as escolhas um do outro e ser o apoio que ambos precisam para conquistarem a felicidade.

Há momentos na vida de uma mulher em que seu coração dá uma cambalhota no peito, em que o mundo parece atipicamente cor-de-rosa e perfeito, em que uma sinfonia pode ser ouvida no toque de uma campainha.

Colin e Penelope juntos é como um verdadeiro prêmio para os leitores de Os Bridgertons, pois quem esperava que Penelope ainda fosse casar? Eu sofria tanto por ver o desprezo pela sociedade por ela, afinal sempre simpatizei pela personagem. Outro dos meus personagens queridinhos era Colin, então ver esses dois juntos foi absolutamente incrível.

A única coisa que me incomodou foi ver que Colin não é tão perfeito assim, pois Julia Quinn o fez fazer e falar coisas bastante tóxicas e abusivas para Penelope, sobretudo, não respeitando a liberdade e identidade dela, isso me machucou e me deu vontade de dar uma sacolejada no Colin e dizer para ele deixar de ser escroto.


Tudo bem, entendo que estou analisando a postura de Colin com base na nossa contemporaneidade e discussões feministas que não eram tão presentes em 1824, ano que a narrativa acontece, por isso tentei relevar essa postura, afinal, naquela época, as mulheres não tinham tanta voz e eram realmente consideradas "propriedades" dos homens. Essa concepção foi sendo mudada com o tempo então relevei isso, pois acredito até que Colin foi um cavalheiro, se Julia Quinn tivesse sido totalmente fiel em relação à epoca, suas atitudes poderiam ter sido piores.

O fato é que, ao me debruçar sobre livros de época, tenho percebido que é praticamente impossível haver algum que não tenha algumas problemáticas e está tudo bem desde que saibamos avaliar os costumes da época, criticar aquilo que estamos lendo, nos entreter e também ver o quão nossa sociedade está diferente e ao mesmo tempo tão igual.

Enfim, além desse romance fofo entre Colin e Penelope, o que também vai dar gás a trama de Os Segredos de Colin Bridgerton é uma série de descobertas a respeito de Lady Whistledown (que todo leitor da série estava curiosos) e que faz todo o sentido descobrirmos agora após o final do livro anterior (U Perfeito Cavalheiro) que foi tipo uma pista que Julia Quinn deu aos seus leitores, certo? Além disso temos também algumas "tretas" da sociedade londrina, o que torna todo o volume ainda mais instigante.

O seu amor não tinha sido como um raio caído do céu. Começara com um sorriso, com uma palavra, com um olhar zombeteiro. A cada segundo que passará na companhia dela, crescera até chegarem àquele momento, e de repente ele soube. Ele a amava.

De todos os 4 primeiros volumes da série Os Bridgertons esse é um dos que mais deixa o coração do leitor aquecido, apaixonado, emocionado, feliz e a gente tem aí dois personagens que, definitivamente, sofreram grandes transformações, a prova disso é que no epílogo desse livro - que se passa apenas um ano depois, ou seja, em 1825, temos alguns desdobramentos interessantes que podem ser interessantes para os próximos volumes.

Apesar de ter elencado alguns pontos problemáticos, sem dúvida, Os Segredos de Colin Bridgerton, foi o menos problemático da série até o momento, então até esse ponto gostei. Estou ainda mais empolgada para dar continuidade aos próximos volumes.

Não vá embora sem me contar se já leu, o que achou ou se quer ler o volume/série!

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas


Livros da Série OS BRIDGERTONS:
4. Os Segredos de Colin Bridgerton
5. Para Sir Phillip, com Amor
6. O Conde Enfeitiçado
7. Um Beijo Inesquecível
8. A Caminho do Altar
9. E Viveram Felizes Para Sempre

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!