SOCIAL MEDIA

Notas Sobre o Luto - Chimamanda Ngozi Adichie (resenha)

terça-feira, 3 de agosto de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Notas Sobre o Luto é uma pequena coleção de reflexões, fluxos de pensamentos e emoções que nos cercam quando perdemos alguém e que vale a pena ler para lembrarmos que não estamos sozinhos na dor

Saudações Leitores!

NOTAS SOBRE O LUTO (Notes on Grief, 2021) é mais um livro da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie que leio (temos resenha de Sejamos Todos Feministas, Para Educar Crianças Feministas, No Seu Pescoço, Americanah e O Perigo de uma História Única) e só posso dizer que mesmo sendo um livro curto a autora consegue passar uma mensagem muito real do luto.

"Até agora, o luto pertencia aos outros. Será que o amor traz, nem que seja de forma inconsciente, a arrogância ilusória de achar que nunca vamos ser tocados pela dor?"

Adichie escreveu NOTAS SOBRE O LUTO após perder seu pai em 2020, compartilhando com seus leitores como ela ficou quebrada e desestruturada com a morte repentina do pai, como ela teve que lidar com o luto em pleno a pandemia sem poder viajar para a Nigéria na hora que queria para a despedida no funeral do pai.

"A notícia é como um desenraizamento cruel. Ela me arranca do mundo que conheço desde a infância."

De certa forma, NOTAS SOBRE O LUTO, é uma bonita homenagem que a escritora faz ao seu pai e, a mesma emociona o leitor, pois todos nós já perdemos alguém (direta ou indiretamente próximo) e já lidamos ou lidaremos com o luto, então o que Chimamanda escreve nesse volume é muito real e pujante.

Recentemente (em junho, 2021) perdi minha avó e foi como perder o chão, o rumo e senti que essa perda desestabilizou toda a nossa família, então poder ler NOTAS SOBRE O LUTO e ver algumas similaridades de sentimentos, mesmo que sejam culturas diferentes e que individualmente temos uma forma particular de lidar com o luto foi bastante emocionante.

"O luto é uma forma cruel de aprendizado. Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende como os pêsames podem soar rasos. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras."

É interessante que NOTAS SOBRE O LUTO vai falar sobre a experiência da autora, falar sobre a morte do pai dela, mas ao mesmo tento é um livro de memórias, pois a escritora vai relembrando cenas, histórias, falas e situações que viveu ao lado do pai e é exatamente isso o luto: uma memória de que tudo o que passamos com a pessoa não irá mais se repetir, que fica o vazio e talvez nem sequer tenhamos com quem compartilhar todas aquelas lembranças.

Em contrapartida, Chimamanda nos mostra que o mundo não para para nos ouvir chorar, não parar porque nosso "mundo" se despedaçou e a dor está nos consumido, pois as coisas, o cotidiano continua acontecendo e, de forma automática, também nos vemos movendo as engrenagens e fazendo tudo o que nossa rotina espera.

"Minha raiva me assusta, meu medo me assusta, e em algum lugar há também vergonha: por que estou sentindo tanta raiva e tanto medo? Tenho medo de ir para cama e acordar; tenho medo do amanhã e de todos os amanhãs que virão depois. Sinto-me tomada por um estarrecimento incrédulo com o carteiro que continua passando, com as pessoas que continuam me convidando para dar palestras não sei onde, e com os alertas de notícias que surgem regularmente na tela do meu celular. Como é possível o mundo seguir adiante, inspirar e expirar de modo idêntico, enquanto dentro da minha alma tudo se desintegrou de forma permanente?"

É difícil nos darmos conta que alguém que nos conhece não está mais entre nós, que nunca mais teremos a presença física dessa pessoa, não ouviremos sua voz, seus conselhos, sua risada e que o mundo ficou realmente mais triste por essa perda, só que ninguém se dá conta disso.

NOTAS SOBRE O LUTO é um livro bonito porque é uma homenagem e uma memória, mas para quem acabou de perder alguém da família (e sabemos que muita gente passa por isso em decorrência do corona vírus e outras enfermidades e acidentes) pode apresentar gatinhos, mas também pode ajudar a superar ou dar os primeiros passos para a aceitação da perda e lidar com o luto da sua maneira.

"Nós não sabemos como será o nosso luto até o nosso luto acontecer."

FICHA TÉCNICA
Notas Sobre o Luto
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Tradução: Fernando Abreu
São Paulo: Companhia das Letras
2021 | 144 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram