SOCIAL MEDIA

Transformando Garotas em Monstros - Amanda Lovelace (resenha)

terça-feira, 16 de novembro de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

TRANSFORMANDO GAROTAS EM MONSTROS traz temas pesados e cheios de gatilhos, se tornando um dos livros mais viscerais que li da escritora.

Saudações Leitores!

TRANSFORMANDO GAROTAS EM MONSTROS (To Make Monsters Out of Girls, 2019) escrito por Amanda Lovelace, autora de outros livros que já li e resenhei por aqui: A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro, A Bruxa não vai Para a Fogueira Neste Livro e A Voz da Sereia Volta Neste Livro.

Tenho um sentimento conflitante com a escritora porque o primeiro livro amei, o segundo odiei e o terceiro a redimiu, mas enquanto a este quarto livro? Confesso: fiquei dividida, então, pra ser honesta acho que o livro foi OK.

Aqui vamos ter vários "mini" poemas e pequenos textos, só que o que mais salta das páginas são as emoções, percebemos uma raiva vertiginosa, uma emoção pulsante de cada palavra, é uma dor de que só quem viveu um relacionamento abusivo é capaz de compreender.

No entanto, além do relacionamento abusivo, TRANSFORMANDO GAROTAS EM MONSTROS, fala sobre saúde mental e principalmente o fato da sociedade, num relacionamento, sempre julgar a mulher como aquela que terminou o namoro com um homem tão legal, sendo que no relacionamento ela vivia abusos e violências físicas e psicológicas.

Ela sofria tanto nesse relacionamento que mesmo as lembranças boas ficavam feias e a faziam não se amar e não se valorizar, então ela se mutilava.

Deu para perceber que TRANSFORMANDO GAROTAS EM MONSTROS é um livro bem forte e cheios de gatilhos, certo? Mas o leitor não é pego desprevenido como em muitos livros por aí, pois nas primeiras páginas temos um aviso de gatilhos e se a pessoa não perceber o aviso de gatilhos, só em folhear o livro e ver as ilustrações e observar a paleta de cores perceberá que é bem "hard", ou seja, temos vários sinais de que os temas abordados aqui são pesados.

Apesar de tudo o que falei, de algumas das composições serem realmente pesadas a leitura é rápida por conta do espaçamento, das poesias e textos reduzidos. Para mim, TRANSFORMANDO GAROTAS EM MONSTROS, foi um livro que me emocionou até certo ponto, mas em outros eu não conseguia entender muito bem, porque era metafórico demais, ou porque eu não vivi a situação - porém acredito que um poeta tem o poder de nos comover independente de termos vivido ou não a situação.

Em suma, considerei TRANSFORMANDO GAROTAS EM MONSTROS um bom livro, gosto de livros assim e recomendo, mas preciso alertar e deixar ressalvas quanto aos muitos gatilhos, entendo que tem livros com gatilhos que podem nos sensibilizar, mas em determinados momentos de nossas vidas esse mesmo livro pode nos machucar, nos fazer sofrer e reviver emoções desnecessárias. Fique atento, cuidem-se!


FICHA TÉCNICA
Transformando Garotas em Monstros
Autor: Amanda Lovelace
Tradutor: Marília Garcia
São Paulo: Planeta
Ano: 2020 | 168 págs

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram