SOCIAL MEDIA

Amor(es) Verdadeiro(s) - Taylor Jenkins Reid (resenha)

quarta-feira, 12 de julho de 2023

COMPRAR: Amazon

Amor(es) Verdadeiro(s) é um livro que nos coloca diante do questionamento: será que existe apenas um amor possível? Será que existem amores infinitos?

Saudações Leitores!

Vim falar um pouco sobre o volume AMORES VERDADEIROS (2016), escrito pela autora norte-americana best-seller Taylor Jenkins Reid, vale atentar que este volume foi publicado anteriormente aos grandes sucessos de Reid: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (2017) e Daisy Jones & The Six (2019), além disso este volume recebeu uma adaptação cinematográfica este ano (2023) - que ainda tenho que conferir!

Como este não é o meu primeiro contato com os livros da escritora e já li as obras mais famosas da mesma, o volume impressiona por ser completamente diferente dos outros dois que li, mas mostra com maestria um estilo de narrativa fluida e cativante que se aprimoraria nos  volumes que já mencionei.

Mas o que trata a história? Pode até parecer clichê, mas tem alguns  elementos interessantes que valem a pena ser analisados, vamos lá? 

Em AMORES VERDADEIROS vamos acompanhar Emma Blair que estava casada com seu namorado do Ensino Médio, Jesse. Os dois eram apaixonados, tinham espírito aventureiro e levavam um relacionamento não muito convencional ao se afastarem de rotinas de casamentos tradicionais, pois os dois pareciam "supostamente" querer a mesma coisa, até que no aniversário de casamento, Emma viverá a pior dor de sua vida ao descobrir que seu marido desapareceu em um acidente de helicóptero e depois de buscas frustradas é dado como morto.

Emma fica devastada e decide voltar  para sua cidade natal, Acton, e tentar se reestabelecer de forma menos aventureira. Quando finalmente está em paz e se recuperou de um longo período de luto, agora encontra-se em sua festa de noivado com Sam, um homem incrível ela recebe uma ligação de Jesse que está vivo - após 2 anos de desaparecido - e está retornando para a cidade natal.

Obviamente vocês já conseguem prever que Emma ficará dividida entre o amor de seu atual noivo e de seu marido que acreditava estar morto. AMORES VERDADEIROS me prendeu desde o começo do volume, fazendo diversas regressões e antecipações para entender melhor a personalidade e as relações de Emma, consegui perceber que um pouco antes do desaparecimento de Jesse, Emma já estava um pouco confusa com seu casamento e tudo o que aconteceu fez com que a própria protagonista ficasse se sentindo culpada e ainda mais arrasada.

Após dois anos e finalmente estar vivendo de forma pacata, gerenciando uma livraria e com um novo amor, a volta do marido é algo que assusta, mas deixa completamente cheio de esperança e os sentimentos de todos ficam confusos, porque existe a noção de que Jesse é o marido e para ele isso nunca mudou para ele, embora ela tenha seguido em frente. Obviamente todas essas questões vão entrar em pauta não só entre o triângulo amoroso, mas vai envolver todas as famílias.

Confesso que algumas coisas aconteceram muito rapidamente durante a leitura de AMORES VERDADEIROS e também, muitas outras coisas não foram tão bem explicadas, como o fato de Jesse ter desaparecido e conseguido sobreviver tanto tempo, as justificativas não foram tão convincentes, mas achei que serviram ao propósito, pois se fosse algo mais complexo poderia também não sair tão convincente.

Um ponto interessante ao ler AMORES VERDADEIROS é o fato de Taylor Jenkins Reid ter trabalhado muito a reflexão de que é possível existir mais de um grande amor (romântico) em nossas vidas, descontruindo a ideia enraizada de que só existe um único amor verdadeiro e que essa é a história que nos levaria a felicidade. É difícil para concebermos amores como algo finito e Reid consegue colocar isso muito bem no volume.

O fato é que em AMORES VERDADEIROS os acontecimentos, os relacionamentos e o tempo são propulsores para que todos os personagens se autoconheçam e percebam o que perdurou, o que mudou e o que querem para si mesmo daquele momento em diante. Devo admitir que desde o começo do livro eu tive minha preferência e torcida e não mudei minha opinião, mas fiquei receosa de que eu estivesse super errada e Emma fosse escolher o outro par romântico.

Apesar de ter entendido os motivos de Emma ter ficado em dúvida entre um e outro, sempre foi muito claro para mim quem a protagonista deveria escolher, o que eu não tinha certeza era se Reid iria me dar o que eu queria. Acredito que os conflitos emocionais foram bem trabalhados e bem resolvidos no final, de modo que confesso que fiquei muito feliz com o desenlace do volume e este se tornou uma leitura extremamente agradável.

AMORES VERDADEIROS foi uma leitura muito boa, apesar de que alguns momentos da leitura tive altos e baixos, momentos em que super me envolvi na história e momentos em que achei um pouquinho maçante, mas no geral foi muito bom e fiquei ainda mais empolgada para ler outros livros da autora. 

Espero que tenham gostado, até o próximo post!


FICHA TÉCNICA
Título Original: One True Lovers
Autor: Taylor Jenkins Reid
Tradutor: Alexandre Boide
Gênero: Romance. Drama.
Editora: Paralela
Ano: 2016-2020 | 296 págs.
País de Origem: EUA
Classificação: +16
Aviso de Conteúdo: Morte. Pensamentos suicidas. Luto. Acidente de avião. Depressão. 
Minha avaliação:⭐⭐⭐(3,5/5)

 COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram