SOCIAL MEDIA

Por Lugares Devastados (continuação de O Menino do Pijama Listrado) - John Boyne (resenha)

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

COMPRAR: Amazon

Por Lugares Devastados é uma experiência maravilhosa e complementa de forma fenomenal o livro anterior nos trazendo outras questões sensíveis que permeiam a situação do holocausto

Saudações Leitores!

Acho que fiquei sabendo que Por Lugares Devastados tinha sido lançado no google, pois não vi divulgação nenhuma sobre o volume e, imediatamente já fui no site da Amazon para comprar meu exemplar. Escrito pelo aclamado e autor best-seller irlandês John Boyne, este volume trata-se de uma "continuação" de O Menino do Pijama Listrado. (inclusive, enquanto esperava a chegada do meu volume fiz a releitura do primeiro livro). Sou muito fã de Boyne e o autor nunca me decepcionou então, não esperava menos de Por Lugares Devastados e, de antemão, já digo que o autor entregou tudo o que prometeu.

Aqui iremos acompanhar a história da irmã mais velha de Bruno (personagem principal de O Menino do Pijama Listrado): Gretel Fernsby e teremos basicamente duas linhas narrativas: uma que se passa no passado, nos anos de 1946, 1952, 1953 e 1970 e outra que se passa no "presente" da história, em 2022, isto é, oito décadas depois, com Gretel tendo 91 anos, morando em um apartamento em frente ao Hyde Park, em Londres.

O que é interessante é que durante as páginas desse livro iremos ficar a par de tudo o que aconteceu com Gretel e sua mãe após a guerra, assim ficaremos a par do que há por trás dessa senhora reservada, que mora sozinha, mas que ninguém sabe que tem um passado perturbador, onde teve que se esconder e adotar identidades falsas, morar em vários países, para que ninguém descobrisse que ela era filha do comandante do campo de concentração de Auschwitz.

No entanto, tudo irá se complicar no "presente" quando seu vizinho do apartamento de baixo falece e um casal com seu filho de 9 anos, Henry, se mudam para esse apartamento. Gretel, mesmo evitando e a contragosto, vai se aproximando e ficando amiga do garoto e percebendo algumas situações e falas do menino que a deixam conturbada, observando também situações no prédio em que demonstram que o pai dele é violento com a mãe e com o menino. Gretel percebe que algo muito ruim pode acontecer e toma a decisão de tentar ajudar, mas será que quem estar vivendo no meio da violência irá querer sair desse ciclo? O que ela pode fazer para ajudar sem que isso a exponha e exponha seu passado?

Nessas idas e vindas entre passado e presente, John Boyne vai nos encantando com suas estratégias de narrativa, com uma história que só vai crescendo e mostrando a complexidade da personagem, suas camadas e dilemas entre certo e errado, porque ela também não consegue se desvincular da criação e das ideologias com que foi criada e acaba que suas ações são um reflexo disso, mesmo ela reconhecendo falhas.  

Durante toda a leitura de Por Lugares Devastados me vi envolta em um misto de pena, raiva e até admiração por Gretel ser tão forte e até mesmo resiliente ao ter seu mundo (mesmo que controverso) virado de cabeça para baixo ela conseguiu se virar bem em cada situação, melhor até que a mãe dela. O mais interessante no volume também é que o autor vai delineando a protagonista como uma pessoa que não é perfeita e que não tentou a todo custo ser algo que não era, ela foi amadurecendo e entendeu a complexidade de tudo o que estava acontecendo, mas em pontos que se arrepende e vê os diversos erros, também tem uma nostalgia e saudosismo pela vida "boa" que  levava e que na época achava que era a vida correta, porque foi ensinada assim.

Todos esses dilemas são colocados na vida de Gretel e expostos para nós de modo a nos fazer refletir até que ponto uma menina de 12 anos teve culpa em tudo o que aconteceu, mesmo que na época ela não pudesse fazer nada, mas que depois, já adulta, também não se manifestou e ficou silenciada, será que ela não deveria ser culpa e julgada pelos crimes de seu pai? O livro também nos coloca diante de um mundo que quer vingança e que essa "justiça" também seria algo que promoveria violência e traria morte e dor também.

Ao longo de todo o volume de Por Lugares Devastados o autor cria situações complicadas e com resoluções difíceis que nos faz refletir que todos os que passam por situações horríveis como as retratadas (violência de qualquer tipo) não saem incólumes, pelo contrário, saem com sequelas e traumas grandes que reverberam.

Sou muito suspeita para falar, pois sempre amo as leituras que faço de John Boyne, mas Por Lugares Devastados é uma experiência maravilhosa e complementa de forma fenomenal o livro anterior e nos traz outras questões sensíveis que permeiam a situação do holocausto como a culpa, a redenção, a violência, a impunidade e suas consequências até os dias de hoje. É um livro esplêndido!

Espero que tenham gostado e até a próxima postagem!

FICHA TÉCNICA
Título Original: All the Broken Places
Autor: John Boyne
Tradutor: Luiz A. Araújo
Gênero: Romance Histórico. Drama.
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2022 - 2023 | 434 págs.
País de Origem: Irlanda
Classificação: +12
Aviso de Conteúdo: Segunda Guerra Mundial. Genocídio. Tortura. Assassinato. Violência doméstica. Violência Infantil.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐❤️(5/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram