Resenha: “Simplesmente Acontece” de Cecelia Ahern

Saudações Leitores!
Quando soube que a NC iria publicar o livro Simplesmente Acontece* fiquei saltitando de felicidade, porque há um tempão queria ler, mas não encontrava a edição anterior a venda e, por conta do filme a NC publicou o livro com o mesmo nome do filme, confesso que não curti muito nem o nome nem a capa, mas o importante é o conteúdo e QUE CONTEÚDO! Confiram a resenha:

Simplesmente Acontece, Cecelia Ahern, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2014, 448 pág.
Tradução de Amanda Moura da Silva Santos e Ivar Panazzolo Júnior

Where rainbows end foi publicado originalmente em 2004 e no Brasil já foi publicado com o nome Onde Terminam os Arco-íris há algum tempo atrás, agora ganha uma nova edição com o título de Simplesmente Acontece. Foi escrito pela mesma autora de P.s. Eu Te Amo, A Vez da Minha Vida, O Presente etc, a best-seller Cecelia Ahern, o livro fez tanto sucesso que recentemente (este ano de 2015) teve uma adaptação cinematográfica.
A história acontece toda através de cartas, e-mails, mensagens instantâneas e, portanto tem uma dinâmica muito boa que faz com que a leitura seja hábil e rápida – em um dia dá para ler as 448 páginas tranquilamente – embora só saibamos das coisas depois que elas acontecem por conta das cartas e mensagens trocadas por Rosie e Alex.

"Ex-namoradas são facilmente esquecidas. Melhores amigos ficam para sempre." (p.34)

O Romance gira em torno dos desencontros entre Rosie e Alex. Os dois praticamente se conhecem desde criança e são os melhores amigos para sempre (típico BFF) e vão colecionando sonhos juntos, mas acontecem situações que os impedem de concretizar todos os sonhos e embora os dois gostando um do outro eles sempre deixam a oportunidade de se declararem passar.

"E quem é que precisa de Paris quando se tem um abraço?" (p.158)

Tudo começa quando Alex se muda para Boston, mas mesmo assim continua se comunicando com Rosie, depois quando Rosie está para ir para a faculdade descobre que está grávida de Katie e não pode sair de Dublin, posteriormente os dois encontram outras pessoas, preenchem suas vidas, mas sempre estão juntos mesmo quando estão longe e apesar de uma vez ou outra brigarem, conseguem – milagrosamente – manter uma linda amizade à distância.

"Sinto falta de alguma coisa, sabia? Aquela "centelha" especial que a vida deveria trazer. Tenho o emprego, a filha, a família, o apartamento e os amigos, mas perdi a centelha." (p.272)

A história me emocionou de uma forma que não consigo encontrar palavras para expressar o tamanho da enxurrada de sentimentos, me envolvi com todos os personagens de forma a querer que eles fossem meus para sempre! Lógico que tinha ocasiões que dava uma vontade enorme de puxar na orelha de alguns, de bater em outros, de abraçar, beijar. Todas essas coisas.
Quanto mais eu lia, mas eu queria ler e assim passei o dia sem comer, tomar banho e dormir. Nesse ínterim, percebi que havia poucas páginas para acabar o livro e comecei a entrar em pânico, porque além de ter visto meus personagens favoritos crescerem, florescerem, terem filhos e envelhecerem num único dia e num único livro – isso foi demais para mim – eu estava quase enfartando e jogando uma praga na Cecelia Ahern por estar destruindo, devastando, fragmentando e estraçalhando meu coração dessa maneira.

"Engraçadinho. Bom, pode acreditar em mim, Alex, há certos tipos de silêncio que são capazes de fazer alguém flutuar pelos ares." (p.389)

No finalzinho do livro já estava desestabilizada, emocionada e eufórica, já tinha rido e chorado então eu estava querendo no mínimo um final decente, então o desespero bateu à minha porta quando percebi que o livro estava acabando e não estava se concretizando minhas expectativas, então, a Cecelia Ahern deu um jeitinho, fez uma reviravolta incrível e deu um final fabuloso ao livro: maduro, decente e ao mesmo tempo de partir o coração pela demora, mais absolutamente doce pela espera.
Quando virei a última página eu chorei horrores porque além de ter amado o livro eu estava órfã, eu queria mais e mais de Rosie e Alex, isso me fez ter uma vontade de reler o livro imediatamente, mas eu precisava dormir, comer, então fui viver minha vida e deixei meu casal favorito de ladinho, em breve volto aquelas páginas novamente.


*Esse livro foi cortesia da Novo Conceito, para saber mais sobre ele clique AQUI.

6 comentários:

  1. Olááá! Várias amigas minhas estão lendo e o livro e já viram o filme, mas ainda não fiz nenhum dos dois hehehe
    Já me contaram basicamente a história toda, mas você me contando que chorou e chorou lendo eu estou mais ansiosa pois sabe, adoro livros que me fazem chorar, pois percebo que são histórias realmente boas e que tocam o coração :D
    Adorei sua resenha. Seguindo!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      Obrigada pela visita e comentário.
      Esse livro mexeu comigo, de tal forma que me emocionou bastante. Sei lá, algumas parte me identifiquei. Além do mais sou como você amo livro que me fazem chorar porque significam que tocaram num lugar muito profundo, que me emocionaram... e tudo o que o ser humano mais deseja e anseia nessa vida é sentir!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Oi,
    Eu ganhei um livro dessa autora é quero muito ler, e sinceramente eu não sabia que essa autora era tão famosa!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calebe,
      Você ganhou um livro dela? Então não perca a oportunidade e leia logo, é muito bom!!! E sim, ela é bastante famosa. ♥

      Excluir
  3. eu li esse livro e me apaixonei pela forma como é narrado, pois tinha medo de algo ser perdido nesse meio, mas a Cecelia cuidou de sua história em todos os detalhes
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila!!!
      Eu amei esse livro, a Cecelia tem uma forma encantadora e divertida de contar histórias possíveis e fantásticas... Amo isso.
      Indo no seu espaço agora, flor!!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!