Resenha: “A 5ª Onda” de Rick Yancey

Saudações Leitores!
Já sou fã de Rick Yancey desde que li o primeiro livro da série O Monstrologista, e fazia um tempão que ansiava ler A 5ª Onda e com o lançamento do filme previsto para 21 de janeiro de 2016 eu resolvi meter a cara nesse livro e foi uma experiência eletrizante e arrepiante... Simplesmente amei e fiquei com uma ressaca "braba" após esse fabuloso livro.


A 5ª Onda, Rick Yancey, São Paulo, SP: Editora Fundamento, 2013, 368 pág.
Traduzido por Ana Resende

The 5th Wave foi escrito pelo americano Rick Yancey que já é um queridinho meu após eu conferir sua série O Monstrologista: O Monstrologista, A Maldição de Wendigo e A Ilha de Sangue e está com o lançamento da adaptação cinematográfica ainda para janeiro desse ano (21 de janeiro, mas precisamente).
Não tenho nem palavras para descrever a minha empolgação e emoção em relação A 5ª Onda, foi um dos melhores livros que li em 2015, do tipo que quando a gente pausa a leitura fica com os personagens e a história rondando em nossa cabeça como se ela fizesse parte de nós.

"Esqueça os discos voadores, e homenzinhos verdes, e aranhas mecânicas gigantes cuspindo raios de fogo. Esqueça as batalhas épicas com tanques e jatos de guerra e a vitória final para nós, humanos intrépidos, brigões e indomados sobre o enxame de olhos esbugalhados. isso está tão distante da verdade quanto o seu planeta agonizante se encontrava do nosso planeta vicejante." (p.09)
A 5ª Onda se trata de uma tremenda ficção científica que aborda não só o fim do mundo como o conhecemos, mas a questão de valores, manipulação, governo e muitos pontos extremamente polêmicos. É fabuloso!
O mundo está sendo invadido por alienígenas que ninguém vê e isso acontece através de ‘ondas’: "1a Onda: apagam-se as luzes. 2a Onda: começa a arrebentação. 3a Onda: pestilência. 4a Onda: Silenciador. O que vem em seguida? O que é a 5a Onda?" (p.283) e ficamos a par de tudo o que acontece acompanhando Cassie e seu irmão Sammy, Evan e Ben Parish. É extremamente eletrizante acompanhar estes personagens.
Na verdade quanto mais você vira as páginas de A 5ª Onda mais você não consegue largar o livro e fica vidrado na história que em vários momentos surpreende, empolga, deixa-nos com raiva, nos faz sorrir e suspirar.
"Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você." (p.231)

Em A 5ª Onda também temos um romance que é extremamente envolvente, e nos faz suspirar e ao mesmo tempo detestar o fato de todo o caos do mundo estar sempre entre as pessoas e você não saber se pode ou não de fato confiar nelas. Vivemos essas dúvidas durante a leitura, é como se estivéssemos vivendo toda a história de A 5ª Onda.

"Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer." (p.228)

Sem dúvida Rick Yancey fez um trabalho mágico nesse livro, há tempos não me empolgava tanto com uma história desse estilo e, de repente, me vejo ansiando por mais e mais, já não aguento esperar pelo filme e pelo segundo volume. Sem dúvida um livro que virou favorito e que indico a todos.

4 comentários:

  1. Olá Mila!!! Parabéns pelo blog, tenho acompanhado suas postagens e elas têm me inspirado muito... Fiquei sabendo desse livro após ver o trailer no cinema... Fiquei muito empolgada e na expectativa de ver o filme, mas vou tentar ler o livro antes!

    beijinhus!!

    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,

      que linda você... obrigada pelos elogios. Encanta-me, sobretudo saber que meus posts te inspiram.
      Sobre o filme estou eufórica desejando assistir... mas acho que você tem que ler também...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe, o filme será lançado amanhã dia 21/01/16

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!