Três Metros Acima do Céu (Série)

terça-feira, maio 19, 2020


Saudações Leitores!
Nem sei como foi que consegui chegar ao último episódio dessa temporada, cochilei, pausei zilhões de vezes, quase morri de tédio. Eu que estava tão empolgada para assistir, me sinto enganada e extremamente frustrada.

Portanto, essa crítica não será nada positiva, ou seja, se você já assistiu e gostou, irá me odiar pelo que vou escrever, mas foi isso o que EU ACHEI, o que EU SENTI, então, isso também quer dizer que você pode ter vivido ou viver uma experiência completamente diferente da minha em relação a Summertime. Vamos lá....


Três Metros Acima do Céu (1ª Temporada)
Título Original: Summertime (Season 1)
Direção: Francesco Lagi, Lorenzo Sportiello
Duração: 337 min (8 episódios)
Gênero: Aventura, Drama, Romance
Ano: 2020
País de Origem: Itália
Sinopse: Verão, Romagna Riviera. Summer é uma garota independente e responsável, que sonha em fugir do lugar que a viu crescer, mas sente que é a própria versão de sua família. Ale é um ex-campeão esportivo, determinado a romper com o passado e pronto para começar um novo capítulo em sua vida. Entre eles, floresce algo que eles não poderiam prever, um amor que os acompanhará ao longo de um verão.

Que Morte Horrível!

Eis que temos a série mais aleatória dos últimos anos que se diz baseada em livro.

Definitivamente, utilizar o título Três Metros Acima do Céu foi completamente um golpe de marketing no estilo clickbait, onde muitos fãs do livro Três metros Acima do Céu, de Federico Moccia, iriam empolgados assistir, porém, a série fica apenas na promessa impossível de se basear no livro best-seller.

Sou muito, muito fã de Federico Moccia, acho os livros dele (os que li) muito INTENSOS e REAIS, além dos livros, assisti aos filmes Paixão Sem Limites e Sou Louco Por Você, baseados nos livros de Moccia e, claro, que estava meio surtada para assistir essa série, mas...

Foi tão horrível! Inclusive, o Mix de Séries, fez um post interessante sobre essa série não trazer nada de novo e chegar a "manchar o legado que o título carregava". Concordo, absolutamente.


Sempre achei que séries e filmes adaptados ou baseados em livros eram uma ótima campanha de marketing para atrair mais público para conhecerem a obra que originou, porém, não acredito que, quem assista essa série consiga desenvolver algum interesse para ler o livro.

Na verdade, acho que essa série foi um desserviço para com o livro, os filmes e até para o autor. É possível que muita gente que não o conhece perca total interesse em lê-lo / assistir aos filmes.

O que foi esse Título e esse Enredo? JESUS!

O primeiro ponto que preciso tocar e frisar e elencar aqui foi a aleatoriedade desse título. O Título ORIGINAL da série é SUMMERTIME, completamente diferente de Três Metros Acima do Céu que quiseram fazer a gente engolir. Definitivamente o título original tem bem mais a ver com o que encontramos na série do que o título/clickbait que colocaram.

De quem foi a ideia, meu Deus, de enxergar alguma semelhança entre o livro do Moccia com o que encontramos nessa série? Essa pessoa merece perder o emprego. Essa série NÃO TEM NADA A VER COM O LIVRO. NA.DA. NA.DI.NHA.

E para quem pode vir querer defender a série e dizer que é "baseada" no livro e, obviamente, não seria igual. OK. Eu estava preparada para diferenças, mas estava esperando que pelo menos a essência e intensidade do livro estivessem presente na tela, porém... é um verdadeiro tiro no pé. Não chegou a ter nem isso.


Além do mais, independente de ser ou não baseada em um livro que amo, a série não é boa, o enredo não é bom, os atores também fizeram um péssimo trabalho e não transmitiram nenhuma intensidade e paixão. É a junção de vários filmes clichês juntos sem NENHUM diferencial.

Summertime (me recuso a chamar essa série de Três Metros Acima do Céu) é um perfeito fiasco! É, em resumo, uma contemplação coletiva super chata que você assisti revirando os olhos e bocejando o tempo todo: os episódios vão passando e absolutamente NADA ACONTECE de relevante e de empolgante.

Quando finalizei o primeiro episódio fiquei tão atordoada e chocada com a série NADA a VER que, desde então, cheguei a conclusão que:

1. Não podia continuar assistindo a série pensando no livro (pois obviamente não era baseado coisíssima nenhuma na obra),
2. Também não poderia seguir assistindo a série por conta da escolha dos atores, porque nunca vi atuação mais fraca, portanto,
3. Do segundo episódio em diante só assisti para contemplar a beleza do cenário e do verão Italiano.

Quem? Personagens e atores?

Para finalizar meus comentários, deixem-me falar sobre os personagens e atores. PRECISO FALAR SOBRE ELES.

Sobre o casal protagonista: Summer me pareceu arrogante e metida, Ale me pareceu um robô e super chato. Nunca vi atores mais sem química!

Já os personagens coadjuvantes, foram bem mais interessantes: Sofia (melhor amiga de Summer) e Dario (melhor amigo de Ale) mantêm uma amizade interessante e até fofa. Também amei Edo (amigo de Summer) que vive na friendzone, mas o lance de eu ter gostado dele é porque ele foi super fofinho e ingênuo, nada demais, à propósito, foi o que menos teve destaque na série.

Resumindo: a atuação foi fria, nenhum dos atores conseguiu me passar grande emoção, exceto Sofia, ela é mais desboca e mais decidida, os demais foram atuações de medianas a ruins. Mesmo tendo representatividade e diversidade, o enredo e as atuações não contribuíram para melhorar a experiência de quem estava assistindo.

Não vou mentir, esperei que os relacionamentos nessa série (que se dizia baseada nos livros) fosse pelo menos intensos, do tipo de nos fazer perder o fôlego, mas foi tão frustrante ver um monte de atores atuando com tanta frieza e superficialidade que até fico cansada de escrever sobre eles e sobre esse assunto.

Na minha humilde opinião, acho desnecessário uma segunda temporada, mesmo com o gancho do final dessa primeira temporada. Pra mim, já pode cancelar. Obrigada!


  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Poxa que tenso isso viu, de pegar uma obra e fazer isso numa série, imagino sua indignação!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrível, ainda mais de um livro que é muito maravilhoso e que carrega uma boa crítica.

      Fiquei absolutamente desapontada.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!