SOCIAL MEDIA

Devastadoras (Pretty Little Liars, vol.12) - Sara Shepard (resenha)

sexta-feira, 31 de outubro de 2025


COMPRAR: Amazon

Devastadoras continua com um bom fôlego, rápido e prometendo muitos segredos porque esse novo "A" nunca tira férias

Saudações, Leitores!

Chegamos ao 12º volume de uma saga Pretty Little Liars, que a cada livro me vicia cada vez mais, cheia de segredos e reviravoltas: Devastadoras, da mestra norte-americana do young adult de suspense, Sara Shepard que se consolidou como escritora de mistérios adolescentes, além de PLL, ela também escreveu outras séries de sucesso como The Lying Games e The Perfectionists. Vale ressaltar que Devastadoras é o último volume do Arco 3, ou seja, as próximas leituras serão do próximo e último arco dessa série... OMG! É difícil até acreditar, não sei se estou preparada!

Para quem já acompanha o site, não é novidade que sou fã de carteirinha da série Pretty Little Liars e que aqui temos as resenhas dos volumes anteriores: Arco 1 -MaldosasImpecáveisPerfeitas e InacreditáveisLivro extraOs Segredos Mais SecretosArco 2 - PerversasDestruidorasImpiedosas e Perigosas. E Arco 3 - TraiçoeirasImplacáveis., Estonteantes

Atenção que a partir de agora minha opinião abaixo pode, sim, ter spoiler, ok?

Em devastadoras nossas mentirosas: Aria, Hanna, Spencer e Emily, finalmente decidem que merecem um tempo e que o lugar mais seguro para fugir de "A" é num Cruzeiro de Luxo em alto-mar, promovido por várias escolas e cheio de adolescentes e, talvez, da própria "A"... mas isso não passa pelas cabecinhas delas, pois em sua ingenuidade elas acreditam que no cruzeiro elas não serão perseguidas por quem quer que seja "A" - confesso que às vezes essa ingenuidade das meninas me irrita bastante.

Continuando, em Devastadoras a ideia é simples, dar um basta nos problemas de Rosewood e respirar novos ares, no entanto, é no meio do oceano que a autora nos lembra que os segredos sempre viajam na mala, não importa para onde você vá. A trama se desenrola nesse cenário glamouroso e ao mesmo tempo claustrofóbico - afinal como sair de um cruzeiro senão pulando ao mar? -  onde, apesar de estarem cercadas por água por todos os lados, as meninas se afundam ainda mais em seus dramas particulares e também coletivo. 

Vamos acompanhar flertes proibidos, encontros clandestinos e, claro, as mensagens aterrorizantes de "A" fazendo chantagem e ameaçando revelar segredos que elas jamais imaginariam que "A" soubesse. O cruzeiro, que deveria ser um refúgio, rapidamente se transforma em uma armadilha flutuante onde cada cabine e convés ecoa um segredo que nossas liares querem enterrar. No entanto, é nesse volume, após tanta pressão que as amigas tomam um decisão. Sara Shepard, nesse momento consegue fazer algo diferente, sério, ela revela muita coisa, mas nem tudo... tem algo que aconteceu na Islândia que ela ainda não quis nos revelar e está acabando comigo! rsrs

Eu amei Devastadoras, de verdade. A Sara Shepard tem muito talento para manter o leitor completamente viciado e fazer com que devoremos o volume, além disso, a ideia de um thriller em alto-mar deu um toque de fresco ao suspense, pois mostra que "A" não está apenas em Rosewood, mas onde quer que Aria, Spencer, Hanna e Emily estiverem. A narrativa te prende e não solta, com reviravoltas que fazem o chão tremer, mas que também dão raiva, como por exemplo, como saber o que Graham (ex-namorado de Thabita) queria falar para Aria e ela se recusou a ouvir por estar em fuga.

Além dessa raivinha que passei, confesso também que, após 12 livros, não consigo evitar a sensação de que as meninas continuam muito ingênuas e que ainda não se tocaram que ao esconder segredos entre elas mesmo vai enfraquecendo e dando munição pesada para "A". Vamos combinar também que Aria, Hanna, Spencer e Emily têm um histórico catastrófico de fugas que dão muito errado (ou não, já que em todas elas conseguiram sair vivas, né?) e, mesmo assim, elas insistem em pensar que um navio de luxo com centenas de passageiros jovens e acesso limitado seria o lugar perfeito para se livrarem das ameaças de "A". Além do mais elas sempre e mostram ingênuas demais em suas suspeitas sobre "A" e acabam vacilando feio com essas suposições baseadas em teorias de suas cabeças. Essa ingenuidade constante das protagonistas, que sempre subestimas o perigo, é um dos pontos que me tira um pouco do sério, mas se pararmos para pensar também é o que mantém o enredo girando.

O mais impressionante é que mesmo com tantos segredos e culpas rondando as meninas, elas teimam em tentar viver uma vida normal e isso acaba dando margem para novos erros e poder para que "A" tenha muito mais "chão" para fazer chantagens. E aqui está o grande trunfo deste arco: o "A" é muito mais cruel e gosta de mandar muito mais mensagem para as meninas do que os anteriores. As ameaças são elevadas a um outro patamar, mais pessoais, mais focadas em ferir a reputação e as relações de forma irreversível, impossibilitando das meninas fazerem novas amizades, flertes, etc. É uma violência psicológica que atinge em cheio, provando que o verdadeiro "A" usa palavras como armas e a verdade como munição.

Devastadoras é mais uma prova de que Sara Shepard sabe como criar uma montanha-russa de emoção. É diversão garantida, repleta de drama e o tipo de suspense que te faz virar páginas afoitamente. Aliás, começar essa série é um caminho sem volta, a pesar da jornada ser longa, né? 22 livros (entre arcos, extras e contos) não é pouca coisa.

E você, caro leitor, tem algum segredo que gostaria de esconder e ir para um cruzeiro? Obrigada por ter lido até aqui, nos vemos na próxima postagem!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Burned: A Pretty Little Liars Novel
Autor: Sara Shepard 
Tradutor: Fal Azevedo
Gênero: Ficção. Drama. Jovem. Suspense. Mistério.
Editora: Rocco
Ano:2011-2014 | 352 págs.
País de Origem: Estados Unidos.
Classificação: +15
Aviso de Conteúdo: Consumo de bebidas alcóolicas por menores. Abuso Psicológico.
Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐ (4/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram