Resenha: "Outlander: O Resgate no Mar - Livro 3 (Parte II)" de Diana Gabaldon

Saudações Leitores!
Sou completamente apaixonada pela série Outlander e a prova disso é que devoro os livros consideravelmente rápido (se levarmos em consideração que os livros são volumosos), seguindo o rumo dos volumes, li a parte II de O Resgate no Mar e estou no chão, não pensei ser possível amar cada vez mais esta série, mas é o que acontece a cada livro que leio.

>>> Para saber mais sobre o livro clique AQUI.


Outlander: O Resgate no Mar, parte II, Diana Gabaldon, 
Rio de Janeiro: Saída de Emergência, 2015, 656 pág.
Traduzido por: Geni Hirata

Outlander ficou bastante conhecida a partir da adaptação em Série televisiva pela Straz, mas é uma série já bem antiga, o primeiro livro foi publicado em 1991, O Resgate no Mar, Parte II, é o terceiro livro da série que foi dividida em dois volumes. No blog temos as resenhas dos livros anteriores: A Viajante do Tempo, A Libélula no Âmbar O Resgate no Mar, Parte I.


Recapitulando alguns acontecimentos de O Resgate no Mar, parte I, Claire volta a fazer a viagem no tempo e se reencontra com Jamie após 20 anos de distância, muita coisa mudou na vida dos dois, sobretudo na vida de Jamie que agora é um "contrabandista" e vive sob vários nomes, portanto, Claire - que o conhecia tão bem - tem que aprender a conhecer Jamie e Jamie tem que se abrir para deixar Claire fazer parte de sua vida e isso nem sempre é fácil, pois teria de confessar várias coisas que fez e que tem medo que distanciem Claire.

"Toda vez que eu deixara Lallybroch, achara que jamais retornaria. Agora, ali estava eu, voltando uma vez mais. Por duas vezes, eu deixara Jamie, sabendo com certeza que jamais o veria de novo. E, no entanto, ali estava eu, voltando para ele como um maldito pombo-correio ao seu pombal." (p.78)

A volta de Claire não é fácil para ela e tão pouco para Jamie e sobretudo sua irmã Jenny que viu todo o sofrimento do irmão com a ausência de Claire, no ínterim das confusões e dramas da família Fraser, as coisas parecem tomar um rumo totalmente inesperado quando, em Lallybroch, Claire descobre que Jamie está casado com Laoghaire MacKenzie. Acreditem há uma enorme confusão nesta descoberta. 

Para se livrar de Laoghaire e sem deixá-la a própria sorte, Jamie acaba saindo numa empreitada em busca de um tesouro que ele descobriu enquanto estava preso em Adsmuir, mas como está machucado, leva seu sobrinho Ian Murray para mergulhar em busca do baú. Nisso Ian é sequestrado juntamente com o tesouro e um navio pirata, o Bruja, segue viagem pelo mar. Essa hora é angustiante, pois Claire e Jamie se encontram em terra firme enquanto o navio segue viagem e o nosso casal favorito nada pode fazer.


Temerosos, angustiados, tristes e confusos Jamie e Claire, partem com um grupo de contrabandistas, Fergus e marinheiros a bordo do Arthemis para seguirem as pistas do Bruja, o navio pirata, que aparentemente está seguindo viagem rumo à Jamaica. Pense numa empreitada inimaginável, longa e perigosa... isso mesmo, há muitos perigos em alto mar e podem acreditar: Jamie e Claire têm a má sorte de passarem pelos piores e mais perigosos eventos.

"Durante tantos anos, por tanto tempo, eu fui tantas coisas, tantos homens diferentes. Fui tio para os filhos de Jenny e irmão para ela e Ian. "Milorde" para Fergus e "Senhor" para meus colonos. "Mac Dubh" para os homens de Ardsmuir e "MacKenzie" para os outros empregados em Helwater. Depois, "Malcolm, o mestre-impressor" e "Jamie Roy" nas docas. Mas aqui, aqui no escuro, com você... Eu não tenho nenhum nome." (p.103)

Em vários momentos da narrativa vemos que apesar do amor entre Jamie e Claire serem uma das peças fundamentais para encontrarem Ian, até porque os casal pode juntar várias peças e serem capazes de montarem o quebra-cabeça todo, é notável como o relacionamento dos dois está muito fragilizado por conta de todo o tempo que passaram longe um do outro e o quanto ainda existem segredos que Jamie não revelou para Claire - e que nós leitores sabemos, pois acompanhamos, no livro anterior, a história dos dois - esses segredos e revelações são desconcertantes e machucam Claire, mas ela é madura o suficiente e tenta solucionar os problemas.

Vale ressaltar que no meio de toda a ação, aventura e dramas da viagem em alto mar, separação, reencontro, quase morte, segredos, o sexo entre Claire e Jamie é ainda de tirar o fôlego e o casal é a coisa mais linda junto. É impossível não suspirar e ficar tipo NOOOOSSA.


Não, não é nada fácil Jamie e Claire conseguirem encontrar Ian, há muita história envolvida nesta trama, e muitos fios que aos pouquinhos são costurados. O plot twist é terrivelmente angustiante, até porque o risco de morte ou de perigo maior é passado por Claire e não Jamie, então é assustador o quanto Claire sofreu neste volume. Além de toda essa ação que deixa o leitor angustiado, ainda nos deparamos não apenas com o perigo de encontrar piratas ou a marinha inglesa, mas de tempestades perigosas, de fato, com a sorte de Jamie e Claire, é previsto: o casal enfrenta tempestade e naufrágio!

Nas páginas finais, Diana Gabaldon surpreende com o desfecho de forma a dar um gancho para o próximo volume, no entanto, é impossível o leitor não se perguntar: o que diabos irá acontecer a partir de agora? Estou confusa e ansiosa. Confesso.

Outlander é uma série que não só fala de viagem no tempo, mas definitivamente faz o leitor atravessar o portal do tempo e se sentir imerso na história. Toda vez que mergulho nesses livro sinto-me atravessando o Circulo de Pedras em Craigh na Dun.

15 comentários:

  1. Essa série é f@@$@ muito boa mesmo, será que vão demorar lançar o livro 5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      O próximo lançamento de Outlander será no primeiro semestre de 2017, já me informei com a editora... amooooooo essa série.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. oi flor sao quantos livros dessa serie outlander.
    ja fiquei p... da vida em saber que o jamie casou com a(vaca)da Laoghaire chega me deu uma tristeza no coração,mas sao 20 anos de espera.
    Falei de mais desculpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, houve essa "burrice" aí... deu raiva em mim também.
      Até onde eu sei a série já conta com 8 livros até onde sei, mas o livro 3, 4, 5, 6, 7, 8 são divididos em dois, então, sendo assim já são 14.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Kkkkk. Achei que só eu lia e via essa história e me sentia dentro da própria história. Falava p mim mesma, será que to viciada d+? Kk. Mais não, realmente è uma história que nos leva a ver como se estivéssemos la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu meio que entro dentro dessa história e fico super intima dos personagens... sério. Sou viciada nos livros.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Ahh gostaria tb de saber + ou - como será o reencontro.

    ResponderExcluir
  5. Aaaaah não acredito a Jamie casou a Laoghaire depois de tudo q ela fez!!! Preciso ler esse livro! To louca atrás dele mas não acho pra comprar o físico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mih, realmente é recoltante saber que nosso Jamie casou com Laoghaire, mas vamos lembrar que Claire também teve dois casamentos, né? Ela era casada com o Frank antes de casar com o Jamie, depois ela voltou para seu tempo e passou 20 anos: 20 ANOS! longe de Jamie, era quase impossível ela voltar, então achei normal ele ter se casado novamente, não é? Mas muita coisa é esclarecida para Claire após 20 anos de ausência...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
    2. Poxa mas justo com a Laoghaire??? Não sei se eu perdoaria...

      Excluir
  6. Meu Deus!
    Descobri a série na Netflix e vi as duas temporadas em 3 dias, tô mt ansiosaaaa pra esse reencontro. Agora q sei q foi baseada em livros tô mais apaixonada. Amei a resenha e quero ler todos os livros agora mesmo hahah 😍💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as séries televisivas dão uma força à obra literária, independente da forma como se conheceu a série, o conteúdo conta e a partir dessa forma acabamos por ansiar por TUDO relacionado. Que bom que gostou da série, espero que leia os livros.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  7. Gente preciso saber se Nos livros clair fala de Brianna pra Jamie e se ele vai conhecer Brianna pessoalmente? Por favor quem souber me falaaaa

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!