SOCIAL MEDIA

Arrasadoras (Pretty Little Liars, vol.13) - Sara Shepard (resenha)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

COMPRAR: Amazon

Arrasadoras o primeiro livro do último arco começa com uma "A" mais implacável do que nunca!

Saudações, Leitores!

Quase não consigo acreditar que chegamos a este ponto da jornada das Pretty Little Liars, de Sara Shepard, o início do fim, afinal este é o 1º livro do último Arco dessa série que faz mais de um ano em que estou acompanhando os segredos, dramas e perseguições incessantes.  O livro em questão é o Volume 13, Arrasadoras e se você é novo por aqui, lembre-se que já temos resenhas dos volumes anteriores que compõem os Arcos 1, 2 e 3, além dos volumes extras.

Temos um post completo com a ordem de leitura da série aqui no site (Guia para Leitura da Série Pretty Little Liars), e tem as resenhas dos livros dessa série: Arco 1 -MaldosasImpecáveisPerfeitas e InacreditáveisLivro extraOs Segredos Mais SecretosArco 2 - PerversasDestruidorasImpiedosas e Perigosas. E Arco 3 - TraiçoeirasImplacáveis., Estonteantes Devastadoras. inclusive a que fiz do Livro extra: Os Segredos de Ali e o mini conto O Diário de Alison.

Para quem está seguindo a minha ordem de leitura, sabe que a tensão está no ponto máximo. É hora de enfrentar o que pode ser a última encarnação de "A". Atenção: como já passei por 12 livros e um prólogo cheio de bombas, é claro que spoilers dos volumes anteriores aparecerão. Não tem como fugir, então vamos nessa!

Em Arrasadoras, as nossas liars: Aria Montgomery, Hanna Marin, Emily Fields e Spencer Hastings, estão tentando retomar suas vidas após o terrível desfecho do arco anterior, ou seja, é difícil lidar com os traumas dos incêndios, explosões e perseguições absurdas que aconteceram ao longo de toda essa jornada. Mas aqui as coisas seguem piorando e o novo "A" é muito mais perverso e não se importa com as consequências que terá que promover para perseguir as meninas, inclusive vai tentar matar ou matar quantas pessoas forem necessárias para se encobrir e continuar torturando as liars.

Aqui finalmente descobrimos, logo nas primeiras páginas, o que aconteceu na Islâmdia com Aria e, simplesmente eu não esperei que fosse isso, mas diante de tudo o que já aconteceu nem achei um plot bombástico. Achei ok. No entanto, é o que aconteceu na Islândia que irá perturbar Aria durante esse volume, porém não só isso, mas também o que aconteceu com Tabitha.

Em Arrasadoras, as meninas conseguem agir com mais intimidade e união, elaborando estratégias que realmente podem levá-las a encontrar "A", se "A" não estivesse seguindo todos os passos das meninas. Então é aqui que elas começam a pensar em quem poderia ser de fato 'A" e quais pessoas poderiam ter todas essas informações. O funil começa com várias opções e elas começam a investigar de forma individualizada e as opções vão se estreitando e o pior e mais bizarro é que a "culpa" vai caindo em uma pessoa que parece ser, mas ao mesmo tempo eu ficava sem acreditar que fosse, até o desfecho ainda mais trágico nesse livro que realmente foi de encontro com minhas teorias. 

Eu disse que Aria, Hanna, Emily e Spencer estão mais espertas, mas ainda são muito ingênuas: será que elas não percebem que "A" é manipuladora? Então elas seguem falando coisas para quem não deviam e arrumando novas amizades com pessoas duvidosas. Fico tão chateada com esse comportamento, será que elas não percebem que estão correndo risco de morte?

Aria sofre essa perseguição por conta do que aconteceu na Islândia, Hanna acobertou ela, mas acaba sofrendo por que não pode trabalhar para ser a rainha do baile, seu namorado Mike desconfia dela e ela fala demais com pessoas que não deveria. Emily, segue pistas que eu fico me perguntando o motivo de estar seguindo, mas sua descoberta deixou um "quê" de dúvida que talvez nunca descobriremos a relação da verdadeira Ali com "N". Spencer consegue uma amizade também complexa com alguém da internet que me deixa com uma pulga atrás da orelha. 

Juro que já são tantos segredos e mistérios que eu estou um pouco confusa e me arrependo de não ter feito algumas anotações durante a leitura de cada livro pra me ajudar a ir descartando ou incluindo pessoas, no entanto, o que fica evidente é que "A" não trabalha sozinho e que Ali pode estar viva, sim... E cheguei a um ponto que penso que TUDO É POSSIVEL, porque há possibilidade, sabe?

Em Arrasadoras “A” parece estar sempre dois passos à frente, jogando com cada vulnerabilidade de forma tão calculada que chega a dar raiva. Principalmente porque Shepard faz questão de colocar pistas falsas o tempo todo. E qualquer pessoa pode ser "A".

A leitura foi absolutamente eletrizante. Não tem um capítulo que não terminasse que não ficasse com vontade de ler o capítulo seguinte. Shepard domina esse ritmo frenético de forma impressionante: a narrativa corre, os acontecimentos se sobrepõem e ainda assim cada uma das meninas tem seu arco muito bem estabelecido. Mas devo dizer que fiquei abalada com todas as mortes desse volume... Foram cruéis demais e inesperado, embora em um dos casos era previsível, só eu que acabei não me tocando até acontecer.

Uma coisa que amo na série, e que fica evidente aqui, é a evolução das personagens. O medo delas muda, a forma de lidar com os conflitos muda, e até as paranoias e decisões questionáveis começam a fazer sentido porque sabemos exatamente de onde vêm. 

Outro ponto forte de Arrasadoras é como Sara Shepard começa a fechar as pontas, mas deixando outras mais soltas ainda, porque é PLL e ninguém sai no controle. Aqui percebemos claramente que o encerramento se aproxima: revelações vêm à tona, antigas mentiras finalmente são encaradas, e começa a ficar evidente que alguém ainda está mexendo as peças no tabuleiro e pode ser o verdadeiro cérebro por trás de tudo desde o início. Talvez os demais "A" eram apenas peças desse tabuleiro maior que foram manipuladas e a pergunta que mais me dominou nesta leitura foram: quem realmente lucra com esse jogo? Quem realmente está sendo manipulado? E quem é que manipula todo mundo?

Ao finalizar Arrasadoras, fiquei com a sensação deliciosa de adrenalina literária. É aquele livro que mal deixa você respirar, e quando termina deixa a impressão de que o pior… ou melhor… ainda está vindo.

Estou realmente animada e nostalgicamente temerosa por estar avançando para a reta final. É incrível como uma série com tantos volumes ainda consegue surpreender, chocar e manter um ritmo tão viciante. Shepard é realmente habilidosa no caos. E eu estou animadíssima para os próximos volumes!

Obrigada por ter lido até aqui e até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Crushed: A Pretty Little Liars Novel
Autor: Sara Shepard 
Tradutor: Fal Azevedo
Gênero: Ficção. Drama. Jovem. Suspense. Mistério.
Editora: Rocco
Ano: 2013-2015 | 352 págs.
País de Origem: Estados Unidos.
Classificação: +15
Aviso de Conteúdo: Traição. Mentiras. Manipulação. Pressão psicológica. Assassinato. Usurpação.
Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram