Venenosas tem aquele tipo de gancho que nos faz querer gritar e começar o próximo volume imediatamente!
Saudações, Leitores!
Eu confesso que estou com o coração na mão! Estamos chegando à reta final da jornada de dezesseis livros da série principal de Pretty Little Liars, escrita pela maravilhosa Sara Shepard. Hoje vamos falar do volume 15, Venenosas (Toxic), que é o terceiro livro do quarto e último arco da série.
Como vocês sabem, eu prezo muito pela ordem de leitura aqui no blog para evitar spoilers fatais (Guia para Leitura da Série Pretty Little Liars), então se você caiu aqui de paraquedas, saiba que já temos as resenhas de todos os 14 volumes anteriores, incluindo os especiais Os Segredos Mais Secretos e Os Segredos de Ali. Se você ainda não chegou aqui, pare tudo e vá conferir os posts anteriores: Arco 1 -Maldosas, Impecáveis, Perfeitas e Inacreditáveis. Livro extra: Os Segredos Mais Secretos. Arco 2 - Perversas, Destruidoras, Impiedosas e Perigosas. Arco 3 - Traiçoeiras, Implacáveis., Estonteantes e Devastadoras. Livro extra: Os Segredos de Ali, o mini conto O Diário de Alison. E Arco 4 - Arrasadoras, Letais.
Atenção: como já passei por 15 livros e um prólogo cheio de bombas, é claro que spoilers dos volumes anteriores aparecerão. Não tem como fugir, então vamos nessa!
Em Venenosas, as apostas nunca foram tão altas. Após os eventos chocantes de Arrasadoras, Aria, Hanna, Spencer e Emily estão vivendo um verdadeiro inferno. A polícia de Rosewood finalmente prendeu Nick, que acabou levando toda a culpa de todos os crimes de "A", no entanto, nossas Belas Mentirosas sabem que a Alison mais uma vez conseguiu escapar e estão morrendo de medo de quando ela voltar a aparecer e o pior, ninguém acredita no que as meninas falam sobre "A", é muito triste serem desacreditadas assim.
E mesmo com "A" a espreita é a certeza de que a vida continua e as liars precisam lidar com seus relacionamentos, com as dificuldades da vida, com outras pessoas que podem ou não ser quem elas dizem ser e oportunidades chegando como Hanna em ser atriz, Aria tendo seu quadro vendido por muito dinheiro, Spencer sendo reconhecida por ter um blog de referência sobre bullying e Emily fazendo visitas a Jordan na cadeia e emplacando, talvez, um romance. O problema é que todas vão passar por desilusões e golpes baixos nesse livro e confesso que muitos foram previsíveis, mas Shepard não entregou tudo e muita coisa também foi uma grande surpresa para mim, já que não consegui descobrir o que aconteceria com Spencer e também com a coitada da Emily. Um ponto também que chama atenção nesse volume é o surgimento dos Gatos de "A", ou seja, "A" pode ser qualquer pessoa, "A" está em todo lugar... CHOCADA!
Eu amei este livro, embora a sensação de urgência me deixe angustiada! A escrita da Sara Shepard continua sendo extremamente fluida e o enredo nos envolve de uma forma que é impossível parar de ler. Ficamos o tempo todo tentando montar o quebra-cabeça: será que a verdadeira Alison está mesmo por trás de tudo? Como ela consegue estar em tantos lugares ao mesmo tempo?
As revelações neste volume são impactantes e muito mais sombrias do que no início da série. O que eu mais gosto é como a autora consegue manter o mistério sobre a identidade de "A" mesmo após tantos livros. O final de Venenosas é aquele tipo de gancho que nos faz querer gritar e começar o próximo volume imediatamente; a detetive Fugi aparecendo para querer saber onde as meninas esconderam o corpo de Alison? OMG, ele condiz com toda a atmosfera de perigo que vem sendo construída desde o volume 13. Mas..... ao mesmo tempo me fez soltar um pqp que polícia incompetente, céus! e depois eu ri, porque estou mega curiosa para saber como toda esta história vai terminar.
Este livro nos faz refletir sobre o peso da culpa e o quanto as mentiras podem se tornar venenosas (fazendo jus ao título!). As protagonistas não são mais aquelas meninas inocentes do primeiro arco, apesar de continuarem ingênuas em diversos momentos; elas são sobreviventes, mas estão exaustas. Ver o amadurecimento forçado delas e como a amizade é a única coisa que ainda as mantém de pé é emocionante e, ao mesmo tempo, triste: quanto trauma essas meninas tem guardado, né?
Estou com um misto de ansiedade e tristeza porque agora falta apenas um livro para encerrar essa saga oficial! Mal posso esperar para descobrir se elas finalmente terão paz ou se Rosewood vai consumi-las de vez. Estou até com medo da resolução...
Obrigada por lerem até aqui e preparem-se, porque o desfecho final está chegando!
Até o próximo post!
| FICHA TÉCNICA |
| Título Original: Toxic: A Pretty Little Liars Novel Autor: Sara Shepard Tradutor: Fal Azevedo Gênero: Ficção. Drama. Jovem. Suspense. Mistério. Editora: Rocco Ano: 2014 - 2016 | 328 págs. País de Origem: Estados Unidos. Classificação: +15 Aviso de Conteúdo: Manipulação Psicológica. Mentiras. Chantagem. Assassinato. Ameaça. Minha avaliação: ⭐⭐⭐⭐(4/5) |

Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!