Você sabe o que é Spin-off, Prequel, Companion e Crossover?

sexta-feira, abril 10, 2020


Saudações Leitores!
Não sei se vocês já são íntimos dos termos Spin-off, Prequel, Companion e Crossover, mas preciso admitir que às vezes me "embanano" toda quando quero falar esses termos e, vez ou outra me confundo e preciso daquela "colinha" com os significados desses termos.

Estava pensando sobre isso hoje, então resolvi trazer o significado desses termos e quem sabe estar ajudando outros leitores apaixonados como eu a identificar quando acontece um Spin-offPrequelCompanion e Crossover. Confira!

Spin-off

De início preciso dizer que esse termo não é utilizado apenas no âmbito literário, mas em diversas áreas como empresarial e tecnológica, tendo em vista que o significado de spin-off gira em torno de ser algo advindo de outra coisa que já existe.

Mas nosso foco aqui é o âmbito literário e cultura pop, ou seja, livros derivados de outros livros que já existem, o que quer dizer que um spin-off pode ocorrer em alguns casos:  Quando um personagem ganha sua própria história ou Quando um universo é ampliado.

Porém, vale atentar que não, necessariamente, é preciso que essa história seja uma sequência, isso pode acontecer, porém, também pode acontecer da história seguir por outra linha temporal, ou seja, se passar antes, durante ou depois da história que a originou.

Só para ilustrar, trouxe alguns exemplos de livros spin-off famosos, mas, obviamente, após essa explicação e exemplos, você conseguirá lembrar de vários outros, não é mesmo?


Aqui, só quero fazer um adendo a respeito de haver algumas novelas parecidas com spin-off, no então não é a mesma coisa, ok?
COMPRAR: AMAZON / OUTRAS LOJAS

Prequel

Na literatura e cultura pop um prequel é um livro que narra / traz acontecimentos que se passaram antes da obra "original" e pode trazer a história dos personagens mais novos ou de personagens da geração anterior aqueles que já conhecemos.

Aqui trago uma curiosidade, o termo prequel é comumente traduzido como prequela, porém, não é a tradução oficial do termo, ok?

A título de exemplo, trouxe alguns exemplos de prequels famosos:


E faço uma menção honrosa pra o prequel mais aguardado de 2020: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes prequel da trilogia Jogos Vorazes.
COMPRAR: AMAZON / OUTRAS LOJAS


Companion

Já quando falamos de companion estamos nos referindo a uma "sequência", só que é uma sequência não focada nos personagens que já conhecemos do livro "original".

Livros companions podem ser lidos de forma separada, tendo em vista que os personagens e enredos são completamente novos, embora possamos "saber" alguns detalhes dos personagens que apareceram nos livros anteriores, porém eles não tem papel de destaque, tendo em vista que são histórias independentes.

Como exemplo de companios temos os livros da Stephanie Perkins:

COMPRAR: AMAZON / OUTRAS LOJAS

Crossover

Um crossover acontece com mais frequência em história em quadrinhos, graphic novels, séries de TV e desenhos animados, e ocorre quando mundos completamente diferentes se "encontram", em outras palavras, é quando personagens de diferentes universos acabam se encontrando e "fazendo" uma história.


Agora é a sua vez de me dizer se já conhecia esses termos ou  se usá-os sem se confundir. A propósito, conta pra mim se você gostou desse post, vou amar saber sua opinião. Até o próximo!


COMPRAR: AMAZON / OUTRAS LOJAS

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!